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NOVA Information Management School

Innovation Management and Design Thinking

Código

200146

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Este curso apresenta aos alunos o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes disciplinas. Design Thinking é assim uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão, que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Design Thinking tornou-se uma abordagem interessante para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural e também para criar uma cultura inovadora em startups, PME's ou grandes corporações. No final do semestre, os alunos serão capazes de:

  • Explicar os métodos, processos e aspectos-chave do pensamento de design.
  • Investigar problemas, desenvolver métodos de pesquisa qualitativa e sintetizar resultados como plataforma para criar soluções.
  • Desenvolver uma compreensão mais profunda e mais holística dos clientes e das suas necessidades, motivações e comportamentos.
  • Participar e liderar processos de inovação num ambiente colaborativo em equipas multidisciplinares
  • Dominar o pensamento criativo e a resolução de problemas, aprendendo com o fracasso
  • Incorporar o Design Thinking na cultura das organizações e nas suas atividades profissionais

Pré-requisitos

Este é um curso prático que implica várias horas de trabalho colaborativo em sala de aula e entre aulas. Para se matricular deve comprometer-se totalmente em vir às aulas e trabalhar pelo menos 4 horas por semana entre as sessões, sendo um parceiro ativo no projeto final da unidade curricular.

Os alunos que se desejem inscrever têm que conseguir responder às seguintes perguntas:

1. Qual o nível de motivação para trabalhar em projectos colaborativos e multidisciplinares?

2. A que projetos (de qualquer tipo e em qualquer contexto) pretende aplicar o Design Thinking?

3. O que o motiva a participar neste curso? O que espera ser capaz de contribuir?

Conteúdo

  1. Introduction to Strategic Innovation
  2. Design Thinking as the Next Competitive Advantage
  3. The Design Thinking Process Overview: harness the designer mindset and uncovering unmet challenges
  4. Inspiration through empathy and qualitative research
  5. Lab 1: Research Design and Observation Tools
  6. Field Research: Interview and Observation Techniques
  7. Lab 2: Storytelling  Session: Interpretation, Analysis and Synthesis of research (insights and HMW)
  8. Creativity, Spaces and Ideation Techniques
  9. Lab 3: Team Brainstorming and exploration and design of spaces for brainstorming
  10. Rapid Prototyping Techniques + Feedback Wall
  11. Lab4: Design Prototypes and Learning Journeys: Evolve ideas and prototypes through user feedback and constructive criticism?
  12. Pitch Party and Team Finalization ?
  13. Implementing DT in Your Organization and Team (Spaces, Skills and Culture)
  14. Final Presentations 

Bibliografia

  • Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
  • Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
  • Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008
  • Selected articles and cases ?

Método de ensino

Teoria - teoria e conceitos relevantes sobre Design Thinking e princípios de reflexão sobre suas aplicações nas organizações

Prática - focada em métodos e ferramentas para trabalho multidisciplinar - explorar capacidades de colaboração e empatia

Método de avaliação

  • 15% - Plano de Research
  • 15% - Relatório de Insights
  • 30% - Projeto Final
  • 15% - Participação Aulas
  • 25% - Exame Final

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