NOVA Information Management School

Enterprise Cloud Mobility

Código

400021

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Henrique José de Jesus Carreiro

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

As plataformas de “cloud”, que são uma consequência natural da evolução e ubiquidade da Internet, e também das novas formas de disponibilização de serviços em tecnologias de informação, proporcionam uma flexibilidade sem precedentes (ou “elasticidade”) aos decisores para a adaptação das suas organizações a alterações rápidas das condições e exigências de mercado.

Nesta disciplina, baseado na literatura académica e profissional, e com recurso igualmente casos de estudo, os alunos passarão a conhecer os principais conceitos que permitem decisões sobre as estratégias relativamente à adopção de “cloud” e mobilidade em ambientes empresariais.

Os conceitos serão explicados por via do ciclo de adopção de ambientes e plataformas baseadas em modelos de“cloud” e mobillidade, desde a intenção de adoptar até ao valor e  efeitos sobre o desempenho e agilidade empresariais.

Com base em em sistemas de “cloud” e mobilidade (Microsoft Azure, Office 365), os alunos irão elaborar vários cenários em que “cloud” e mobilidade empresarial se complementam. No final, os alunos deverão ser capazes de articular os principais desafios que se colocam às organizações que pretendam adoptar em parte ou na totalidade plataformas de “cloud”, sejam privadas ou públicas, definir os principais parâmetros e métricas de avaliação de custos e benefícios, segurança e privacidade, assim como os níveis de qualidade de serviço.

 

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Visão geral de “cloud computing” e de mobilidade na perspectiva de adopção empresarial:
 

  • “Cloud Computing”: conceitos e modelos fundamentais
  • “Clouds” privadas e públicas: diferenciação e complementaridade
  • Segurança em ambientes de “cloud”
  • Parâmetros de avaliação de custos e benefícios
  • Métricas de qualidade de serviço e SLAs
  • Mobilidade empresarial: conceitos fundamentais
  • Loboratórios (Windows Azure, Office 365) 

  • Produtividade empresarial em ambiente “cloud” (Office 365)
  • Agilidade empresarial: projecto prático em cloud pública (Windows Azure)

Bibliografia

Ruparelia, Nayan B., Cloud Computing, MIT Press, 2016; Erle, T., Puttini, R. and Mahmood Z., Cloud Computing: Concepts, Technology & Architecture, Prentice Hall, 2013; Kavis, M., Architecting the Cloud: Design Decisions for Cloud Computing Service Models (SaaS, PaaS, and IaaS), Wiley, 2014; Marinescu, D., Cloud Computing: Theory and Practice, Elsevier, 2013.

Método de ensino

Aulas Teóricas, Teórico-práticas, Práticas Laboratoriais e Seminários. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e os princípios essenciais de “cloud computing” e mobilidade empresarial. Nas aulas Teórico-práticas promove-se o debate sobre artigos/estudos científicos que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas. Nas Práticas Laboratoriais os alunos irão realizar nas plataformas Microsoft Azure e Office 365 vários cenários empresariais. Nos Seminários, profissionais da área irão partilhar “case studes” sobre o seu conhecimento de adopção de cenários de “cloud” e mobilidade empresarial no contexto português.

Método de avaliação

 -Case studies: 40%

 -Exame final: 60%

Cursos