NOVA Information Management School

Social Media Intelligence

Código

400028

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

A análise de media social baseia-se na recolha de informação semi-estruturada e não estruturada de redes sociais com o objetivo de analisar e extrair novo conhecimento que suportem a tomada de decisão empresarial.
Esta uc aborda conceitos, ferramentas, tutoriais e casos de estudo que suportam a extração e analise de dados de redes sociais.
Os objectivos desta unidade curricular são:
. Entender os diferentes tipos de media sociais e de análise de media sociais
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise de texto e de análise sentimental
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de redes sociais
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise espacial de media sociais
. Entender os riscos dos media sociais, privacidade e considerações éticas

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1. Introdução aos media sociais
2. Análise de dados de media sociais
3. Análise textual e análise de sentimentos
4. Análise de redes sociais
5. Análise espacial de dados de media sociais
6. Gestão de risco de media sociais
7. Privacidade e considerações éticas

Bibliografia

Social Media Metrics for Dummies, Leslie Poston; Social Media Metrics How to Measure and Optimize Your Marketing Investment, Jim Sterne; Stand Out Social Marketing: How to Rise Above the Noise, Differentiate Your Brand, and Build an Outstanding Online Presence, Mike Lewis; 0; 0

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se numa mistura de aulas teóricas e práticas . As sessões teóricas incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução por parte do docente de exemplos de aplicação.
As aulas práticas têm como principal objectivo familiarizar os alunos com o software nas tarefas de análise e exploração dos dados.

Método de avaliação

Avaliação:
1ª Época - Exame (60%), Projeto (40%)
2ª Época - Exame (60%), Projeto (40%)

Cursos