Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Nova School of Business and Economics

    Biblioteca

    A Biblioteca promove e possibilita o acesso a recursos de informação e serviços especialmente desenhados de acordo com o curriculum académico, a investigação desenvolvida e necessidades educativas da comunidade académica da Nova SBE
    A biblioteca oferece:

  • Mais de 30.000 livros
  • Mais de 14.000 eBooks
  • Centenas de jornais científicos em papel
  • Acesso eletrónico a mais de 20.000 jornais científicos
  • Acesso a mais de 40 bases de dados, que subscrevemos e que incluem publicações eletrónicas académicas e científicas de artigos, jornais, dados quantitativos e estatísticos, working papers e relatórios
  • Acesso remoto na maioria dos recursos eletrónicos da Biblioteca, para alunos, professores e funcionários da Nova SBE

    Os nossos serviços incluem:

  • Empréstimo de livros, jornais e material bibliográfico
  • Empréstimos inter-bibliotecas
  • Sessões de formação específicas sobre os nossos recursos
  • Um ambiente de estudo tranquilo, com mais de 200 postos individuais para estudar
  • Colaboração com outras instituições e participação em projetos nacionais e outros consórcios
  • Prestar apoio ao corpo docente, incluindo compilar bibliografias, pesquisar, identificar e localizar/ recolher recursos bibliográficos, e reservando livros recomendados
  • Uma equipa competente e preparada para esclarecer, identificar e colmatar as necessidades dos nossos utilizadores

  • Outro equipamento

    Salas de informática | Rede Wireless | Centro de cópias | Salas de estudo | Sala de convívio

    Programas de intercâmbio

    Alunos na NOVA School of Business and Economics têm a oportunidade de estudar durante um semestre numa universidade estrangeira, frequentemente sob o protocolo do Erasmus. Regra geral, a Nova envia cerca de 350 estudantes para fora, para mais de 160 universidades em 50 países diferentes, com quem a nossa faculdade têm acordos bilaterais. Os alunos podem candidatar-se 2 vezes por ano, tendo em conta que existem dois concursos - em Novembro e Março - através do qual é feito um ranking dos alunos e respetiva colocação na universidade da sua escolhida. Esta experiência permite aos alunos estudarem nas melhores escolas do mundo, ganhando desta forma mais conhecimentos, assim como enriquecimento curricular e pessoal.

    Estágios

    A missão do Career Services é dar suporte aos alunos da Nova SBE na transição da vida académica para o mercado de trabalho. Assim, o Programa de Desenvolvimento de Carreiras criado para alunos de Licenciatura e de Mestrado, inclui diversas atividades com base em quatro vetores - Auto-Conhecimento, Conhecimento de Mercado, Planeamento de Carreira e Processos de Recrutamento - de forma a promover a empregabilidade, durante e depois do programa académico.

    A experiência e o conhecimento da equipa do Career Services permite aos alunos desenvolver e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, através de módulos de carreira, sessões de Counseling individual, eventos com empresas, recursos online e programas de Mentoring.

    O Career Services disponibiliza aos estudantes as ferramentas e o acompanhamento necessário durante os seus estudos, mas os alunos devem ser proactivos e responsáveis pela sua entrada no mercado de trabalho.

    Bolsas

    Cursos de línguas

    Os alunos da licenciatura podem escolher começar o seu curso logo em Inglês, embora no primeiro as aulas sejam ainda dadas em Português. A partir do 2º ano todas as aulas são em Inglês.

    No Mestrado, os alunos tem a opção de frequentar aulas de Espanhol. O ensino é inteiramente em Inglês.

    Serviços de alimentação

    Os alunos da Nova SBE dispõem das seguintes unidades alimentares:
    - Restaurante - Saudade às fatias, situado no piso 1, do edifício da Faculdade de Economia, no qual são servidas refeições entre as 12:00h e as 14:30h.
    Horário: 7:00h - 20:30h.
    Sábados: 9:00h - 18:00h - Cantina e Bar da Residência Alfredo de Sousa, situados no piso 0 da residência Universitária Alfredo de Sousa (no Campus de Campolide).
    Horário: 8:00h - 20:30h. (almoços entre as 11:30h e as 14:30h; jantares entre 18:30h e as 21:30h).
    - Todas as unidades de alimentação dos SAS, sendo as mais próximas da Faculdade as situadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Av. de Berna, 24), composta por bar, snack-bar e refeitório com serviço contínuo das 7:30h às 20:00h, e na Faculdade de Ciências Médicas (Campo Mártires da Pátria, 130), composta por bar e refeitório com serviço das 8:30h às 16:30h. Para a utilização destas unidades é requerida a apresentação do cartão de estudante.
    - Na sequência de acordo celebrado com os Serviços de Acção Social dos Estabelecimentos de Ensino Superior Público de Lisboa (Universidade de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Instituto Politecnico de Lisboa), os alunos da Faculdade têm acesso a todas as unidades de alimentação das referidas instituições, mediante a apresentação do respectivo cartão de estudante.

    Instalações com resposta a necessidades especiais

    A Nova School of Business and Economics dispõe de lugares de estacionamento reservados para estudantes/docentes com necessidades especiais, tal como rampas de acesso aos edifícios e elevadores.

    Actividades extracurriculares

    Estudar na Nova SBE é uma experiência enriquecedora e que vai muito para além da sala de aula. Vais poder participar em vários grupos e iniciativas de alunos que contribuirão para a tua formação e realização enquanto estudante, pessoa e cidadão de um mundo globalizado, tais como a Fortuna, a Nova Junior Enterprise, a Nova Skills, o PUMAP,a AIESEC, entre outros.

    Student Development Office (SDO)

    O Student Development Office é , por excelência o Gabinete do Aluno. Tem como objectivo ajudar o aluno na sua integração académica e social proporcionando-lhe actividades culturais e sociais diversas, tais como: jantares, visitas guiadas à cidade, tertúlias e encontros periódicos dentro e fora da Faculdade. Suaviza, desta forma, a sua integração e adaptação ao ensino superior, promove o seu bem-estar e permite-lhe vivenciar com satisfação o seu percurso universitário. Assim, temos ao dispor do aluno diferentes actividades extra-curriculares, voluntariado nacional e internacional. O aluno pode fazer voluntariado em várias áreas, cultura, educação, ambiente, animais, entre outras. Qualquer aluno da NovaSBE pode usufruir de um tutor para tirar dúvidas e praticar exercícios semanalmente.

    Temos disponíveis mentores que acompanham os alunos recém- chegados na sua integração e adapatação académica e social ao longo do primeiro ano de Universidade, promovendo actividades de integração individuais e em grupo. Facultamos um serviço de atendimento e aconselhamento psicológico diário, num ambiente adequado e com uma estrutura definida. Oferecemos serviço de coaching académico aos nossos alunos, permitindo-lhes desenvolver habilidades e competências específicas e direcionadas para objectivos pessoais e circunscritos a qualquer área da sua vida académica, social ou familiar. Ao longo do ano desenvolvemos workshop´s com temas acdémicos, tais como: métodos e técnicas de estudo, gestão do tempo, proscrastinação, ansiedade, coaching educacional aplicado , entre outros. O SDO (Student Development Office) existe para servir o aluno e responder aos seus pedidos, contribuindo para o seu crescimento pessoal, garantindo um desenvolvimento holístico e repleto de bem-estar!

    Associações de estudantes

    Como principal órgão representativo dos alunos da Nova SBE, a AE faz do seu principal objetivo o aumento da entreajuda e proximidade entre os alunos. A AE é constituída por um grupo de mais de 30 alunos distribuídos por pelouros de competências distintas, consoante a sua área de intervenção. A sua presença na vida da Faculdade é constante. As actividades da AE prolongam-se ao longo do ano letivo e atingem diversos públicos-alvo.

    Outra informação

    MESTRADOS

    Os Mestrados da Nova são uma oportunidade única para uma experiência social e humana enriquecedora. Durante a frequência destes cursos terá a possibilidade de construir amizades sólidas para o resto de sua vida e adquirir uma rede de contatos útil para o progresso da sua carreira.

    Vê abaixo alguns dos clubes disponíveis na Nova SBE através dos quais podes desenvolver novas competências. Consulta o site da faculdade para te manteres a par de novos clubes e iniciativas dos mesmos.

    CEO Clube

    O Clube CEO (Creating Entrepreneurial Opportunities) é o clube de referência para tudo o que está relacionado com o empreendedorismo. Neste Clube existem dois objetivos principais: promover e fomentar o espírito empreendedor, e ajudar aqueles que têm uma boa ideia a iniciar o seu próprio projeto.

    O primeiro objetivo é alcançado através da organização de concursos, eventos e conferências. O segundo objetivo, por sua vez, é concretizado pelo envolvimento em projetos empresariais externos, utilizando recursos e contatos próprios para, assim, ajudar os empresários a terem sucesso.

    NOVA Clube de Consultadoria

    Este Clube visa preparar os alunos para a sua carreira na área da consultadoria. Conferências, workshops, projetos de vida e viagens de estudo são algumas das iniciativas promovidas por este Clube que irão contribuir para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, e para o desenvolvimento de uma rede ligando profissionais e estudantes.

    Mais informações em:
    http://www.novaconsultingclub.net

    NOVA Clube de Economia

    O objetivo central deste Clube consiste em capacitar e motivar os alunos a participarem ativamente em projetos fora da universidade, por forma a aplicarem os seus conhecimentos académicos em situações concretas.

    Mais informações em: http://www.novaeconomicsclub.wordpress.com

    NOVA Clube de Investimento

    Este Clube tem como objetivo estimular o interesse e compreensão dos alunos sobre os mercados financeiros e, simultaneamente, estabelecer pontes entre o mundo corporativo e académico.

    Mais informações em:

    www.novainvestmentclub.com

    NOVA Clube de Marketing

    O Clube de Marketing da Nova cresceu com o objectivo de melhorar os conhecimentos dos membros do clube neste campo, através de uma plataforma de aprendizagem que liga os estudantes ao mundo empresarial.

    NOVA Clube de Consultoria Social

    Este clube está empenhado em alinhar as visões de empreendedores sociais e de instituições de caridade com investidores que tenham interesse em ajudar, através da aplicação das melhores práticas de negócio e, assim, implementar projetos sociais sustentáveis.

    NOVA Clube Mulheres de Negócios

    Tem como objetivo dar aos alunos uma perspectiva do papel da mulher no mundo dos negócios, com base em exemplos de mulheres de negócios bem sucedidas.

    TMT Clube - Tecnologia, Media e Telecomunicações

    O TMT Clube pretende explorar o papel de um gestor nos sectores da tecnologia, media e telecomunicações, criando oportunidades para um estudo mais intenso e aprofundado das vantagens competitivas das empresas mais bem sucedidas no mercado Português. Profissionais destas empresas são convidados a relatarem as suas experiências, descrever os processos de recrutamento ou a organizar módulos relacionados com as habilidades sociais necessárias para ter sucesso neste mercado.

    A Associação de Estudantes (AE) é um serviço para os alunos na Nova SBE. Tem por objectivo proporcionar-lhes uma melhor vida académica durante o tempo de faculdade, defendendo os seus interesses e promovendo actividades e eventos que possam ir de encontro às suas ambições.

    Para um melhor desempenho da sua actividade, a AE divide-se em pelouros com competências específicas: Pedagógico, Desporto, Recreativo, Marketing, Cultura&Integração e Acção Social.

    Mais informações: