Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Humanística Digital - 1. semestre

Código

722091127

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Helena Barbas

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português-Inglês

Objectivos

a) Compreender a revolução introduzida pelos novos media nos nossos modos de experimentar o mundo, de o descrever e representar em termos artísticos;
b) Ver como as novas tecnologias alteraram as práticas de criação, em particular a literária;
c) Explorar as questões teóricas básicas no campo da narratologia, e o ajustamento imposto pelas novas técnicas e experiências ficcionais.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. - Especificidades dos conteúdos digitais - leitura, apresentação, representação
2. Literatura e ciberliteratura
2.1 - Relações entre a narrativa tradicional e os novos modos de criação literária;
2.2 - Características da narrativa digital;
3. Narratologia digital
3.1 - O ajustamento e alteração de conceitos teóricos imposto pelas novas práticas;
3.2 - Contar histórias na «Núvem»;
4. Ciberartes
4.1 - A realidade virtual - ilusão e imersão;
4.2 - Papel e função da palavra nas realidades mistas;
4.3 - O âmbito da narrativa na Internet das Coisas (IoT).

Bibliografia

Barbas, Helena. «Cloud Computing and (new) mobile storytelling in the Internet of Things», EuroMedia´2015, Lisboa, Portugal, 2015;
Gould, Mathew K. (ed.). «Debates in the Digital Humanities». U. Minesotta Press, Mines. 2012
Rieger, Oya Y. «Framing digital humanities: The role of new media in humanities scholarship», First Monday, Vol. 15, No. 10. 2010.
McCarthy, Willard. «Getting there from here. Remembering the future of digital humanities\". Roberto Busa Prize lecture 2013.»Advancing Digital Humanities: Research, Methods, Theories. Ed. Paul Longley Arthur and Katherine Bode. Houndmills: Palgrave Macmillan. 2014.
WILSON, Stephen, «Information Arts – Intersections of art, science and technology», Mass.: The MIT Press, 2002;

Recursos on-line/ on-line resources
VV.AA. «A Companion to Digital Humanities» - http://www.digitalhumanities.org/companion/

Método de ensino

Aulas expositivas com recurso a meios audio-visuais (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos orais e escritos, apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).

Método de avaliação

A avaliação será constituída por uma recensão crítica/comentário a um dos textos teóricos da bibliografia de apoio (20%); um trabalho de fundo/ Monografia/ ensaio orientado sobre tema a ser proposto (c. 4.000 palavras 50%); um trabalho experimental/ criativo usando os novos média ou ferramentas da Web 2.0 (30%).

Cursos