Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Universidade Nova de Lisboa

Endereço

Campus de Campolide
1099-085 Lisboa

Coordenador ECTS

Luís Nuno Espinha da Silveira bolonha@unl.pt

Descrição

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) é a mais recente instituição pública de ensino superior e investigação científica da área metropolitana de Lisboa. Fundada em 1973, no âmbito de uma política de expansão e de diversificação do Ensino Universitário em Portugal, a NOVA está orgulhosa da interdisciplinaridade que promove nas diferentes áreas de conhecimento.

A NOVA conta, actualmente, com cinco faculdades, três institutos e uma escola que proporcionam um leque diversificado de cursos em todos os domínios do conhecimento. Oferece 31 cursos de licenciatura, 73 mestrados e 10 mestrados integrados, para além de cursos de doutoramento e pós-graduação, abrangendo uma população escolar de cerca de 14.000 estudantes e 1.128 docentes  equivalente a tempo integral (ETI), dos quais cerca de 60% são doutorados. Integra ainda 41 centros de investigação científica financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está envolvida em numerosos programas de intercâmbio internacional.

Desde a criação do Programa Erasmus, em 1987, a Universidade Nova de Lisboa participa no mesmo com grande sucesso. Mais concretamente, tem relações com mais de 253 universidades espalhadas por 24 países europeus, para as quais envia, por ano, cerca de 409 estudantes e acolhe outros 552, tendo estabelecido 628 acordos bilaterais. Consequentemente, na NOVA, alunos e professores provêm de culturas e nacionalidades diversas, construindo um ambiente universitário inovador, cosmopolita e aberto ao futuro.

Através dos seus pilares estratégicos - Internacionalização, Dimensão/Crescimento, Inovação/Pioneirismo e Excelência - a Universidade Nova de Lisboa, procura

  • contribuir para o avanço do conhecimento académico, de modo a resolver os desafios do século XXI;
  • contribuir para o progresso de Portugal;
  • ter um papel activo no desenvolvimento mundial;
  • melhorar o ensino superior em Portugal, através do Processo de Bolonha;
  • ter um papel de liderança na cooperação com os países de língua portuguesa (PALOP, Brasil e Timor).

Tendo a sua missão em mente, um dos objectivos estratégicos da NOVA é participar no processo de globalização. Pretende igualmente integrar as novas perspectivas de conhecimento ao mais alto nível através da actividade académica, onde o ensino e a investigação são inseparáveis. Assim sendo, incrementou a sua colaboração com universidades conhecidas pela sua ligação à pesquisa como a Universidade do Texas em Austin (UTA), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Carnegie Mellon (CMU), através de cursos de mestrado e programas de doutoramento e investigação.