Docentes | Universidade NOVA de Lisboa

Docentes

Tal como os nossos estudantes, também o corpo docente da NOVA dispõe de excelentes oportunidades de mobilidade. A mobilidade de docentes da NOVA, que permite ao pessoal docente da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) ensinar numa Instituição de Ensino Superior (IES) Parceira, pode ocorrer ao abrigo de Protocolos Gerais de Cooperação/Termos Aditivos estabelecidos entre a NOVA e Parceiros ou pelo meio de Acordos Erasmus+ específicos.

Cooperação Internacional

Tanto nas mobilidades no âmbito de Protocolos Gerais de Cooperação/Termos Aditivos como através de Acordos Erasmus, o docente interessado deverá consultar o mapa da NOVA no Mundo e verificar com que países e IES Parceiras existe cooperação.

Para mais informação relativa à cooperação internacional na esfera dos Protocolos Gerais de Cooperação, o docente deverá contactar o gabinete de apoio à mobilidade da respetiva Unidade Orgânica.

Acordos Interinstitucionais Erasmus+

O Programa Erasmus+ possibilita aos docentes a mobilidade para missões de ensino numa IES europeia com a qual a NOVA tem um Acordo Interinstitucional Erasmus+ válido. Para mais informações acerca dos objetivos e possibilidades deste tipo de mobilidade, bem como os procedimentos de candidaturas, por favor consulte Missões de Ensino e Formação.

Mobilidades para fora da Europa

O Programa Erasmus+, mais concretamente através do International Credit Mobility (ICM), concede ainda oportunidades a docentes que queiram lecionar durante um curto período de tempo numa IES Parceira não Europeia. Para mais informações sobre mobilidades de docentes da NOVA para fora da Europa neste âmbito, por favor consulte Erasmus+ ICM.

Atualmente, a NOVA coordena os seguintes Projetos ICM:

A mobilidade de docentes tem crescido exponencialmente nos últimos anos e o objetivo é que esta evolução positiva continue ano após ano. Este constante aumento de mobilidades de professores é revelador não só da sua procura de experiência internacional mas também do investimento feito pela NOVA na divulgação e incentivo a este tipo de mobilidade. Estas são de extrema importância para a qualidade do nosso corpo docente mas também fundamentais na estratégia de internacionalização da NOVA.