Estudantes | Universidade NOVA de Lisboa

Estudantes

Os estudantes da NOVA poderão candidatar-se a mobilidades internacionais através de diferentes modalidades. Estas poderão ter como base os Protocolos Gerais de Cooperação/Termos Aditivos entre a NOVA e outras Instituições de Ensino Superior (IES) ou Acordos Interinstitucionais Erasmus+ assinados com IES parceiras da UE.

Cooperação Internacional

Quer para mobilidades erigidas no âmbito de protocolos de cooperação ou através de Acordos Erasmus, o estudante deverá consultar o MAPA da NOVA no Mundo e verificar com que países e IES Parceiras existem mecanismos de cooperação.

Para mobilidades executadas na esfera dos Protocolos de Cooperação, o estudante deverá verificar previamente se está prevista alguma forma de cooperação académica entre a sua Unidade Orgânica e uma IES Parceira de interesse. Na eventualidade de existirem esses mecanismos de cooperação, o estudante deverá contactar o gabinete de apoio à mobilidade da respetiva Unidade Orgânica para candidatura e execução da respetiva mobilidade.

Acordos Interinstitucionais Erasmus+

Os estudantes poderão desenvolver as suas mobilidades em IES Europeias com acordos interinstitucionais estabelecidos com a NOVA através de duas modalidades: Mobilidades de Estudantes para Estudos (SMS) ou Mobilidades de Estudantes para Estágios (SMT). As mobilidades para estágio poderão ter lugar até 12 meses após a conclusão de um dos ciclos de estudos (1º, 2º ou 3º ciclo).

Mobilidades para fora da Europa

OS estudantes inscritos da NOVA poderão candidatar-se ainda no âmbito do Programa International Credit Mobility Erasmus+ (ICM). O Programa tem como objetivo principal o desenvolvimento de cooperação académica entre IES Europeias e IES do resto do mundo. Através do ICM, o estudante da NOVA poderá candidatar-se uma mobilidade de estudos, com a duração de um semestre, numa IES de um País Parceiro e vice-versa.

Atualmente, a NOVA coordena os seguintes Projetos ICM: