Responsável pela Cátedra Jean Monnet: Regina Salvador

ReginaSalvador

Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, responsável pelas seguintes disciplinas: Política Marítima Integrada da União Europeia e o Crescimento Azul; Teorias da Regionalização; Regionalismo, Nacionalismo e Federalismo; Economia Europeia

Perita das Nações Unidas no Processo Regular de Avaliação Global do Estado do Ambiente Marinho, incluindo aspetos socioeconómicos.

Autora de mais de 30 artigos publicados em Jornais com Arbitragem Científica (dos quais, dez com factor de impacto) e de dois livros. Investigadora do Centro de Investigação de Políticas Europeias (“European Policies Research Centre” - EPRC) e da London School of Economics, para a DG Regio. Investigadora em outros projetos comunitários – Interreg Sudoe e Espaço Atlântico).

Membro de várias associações profissionais da União Europeia (Associação Europeia de Desenvolvimento Regional/European Regional Science Association - ERSA, Associação Europeia de Geógrafos/European Association of Geographers – EUROGEO e Salzburg Global Seminar).

Doutorada em Economia (LSE, 1998) e em Geografia (Universidade Nova de Lisboa, 1993). Funcionaria na Comissão Europeia (1988-1990).

Experiência de ensino a nível internacional, nomeadamente na Universidade Autónoma de Madrid, Universidade de Paris IV - Sorbonne, Universidade de Strathclyde (Reino Unido), Universidade de Cracóvia e Universidade de São Paulo.

 

Francesca Savoldi

francesca

Investigadora no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Com formação em geografia humana e planeamento urbano, desenvolveu trabalhos nas áreas das cidades portuárias e política marítima, cidades pós-conflito, gentrificação, igualdade de gênero no espaço urbano e tecnologia de comunicação.

É doutorada em Geografia e Planeamento Territorial pela Universidade Nova de Lisboa (2018); licenciada em Planeamento Urbano pela Universidade Politécnica de Milão, e mestre em SIG e Deteção Remota pela Universidade Alcalá de Henares (Madrid).

 

 

José Lúcio

Joselucio

Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Investigador do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Doutorado em Economia e Sociedades pela Universidade Nova de Lisboa.

Experiência de ensino internacional na California State University

Interesses de Investigação: Geopolítica, Geoeconomia, Pobreza, Exclusão Social e Desenvolvimento Económico.

 

 

 

Abel Simões

abel simoes

Especializado em tecnologia e ciências náuticas, sistemas marítimos de eletrotecnia e telecomunicações e doutorado em e-Planeamento (e-planning) na FCSH-UNL, com a defesa da tese, intitulada “O e-Planning como Instrumento na Construção do Cluster do Mar em Portugal Quantificação, Participação e Envolvimento dos Setores Socioeconómicos Nacionais” (2013).

 

 

 

 

 

António Rebelo de Sousa

Antonio Rebelo de Sousa

António Jorge Duarte Rebelo de Sousa é economista. Presidente de várias organizações, entre as quais Comissão Americana da Sociedade de Geografia, do Conselho fiscal do Clube de Lisboa, do Instituto Benjamin Franklin e do Conselho de Administração da SOFID - Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento. É diretor da Revista Energia & Futuro. Publicou numerosos livros - os mais recentes: "A América e a Inovação: Desafios Estratégicos no Contexto Internacional" (2017) "Da Economia" (2017) e
"Contextos de Segurança - Análises e Perspectivas" (2017).

 

 

 

 

Ana Maria Correia Ferreira

Ana Correia FerreiraDoutorada em Geografia e Planeamento Territorial, especialidade Território e Desenvolvimento (pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa). Mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (pela Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa).

Investigação em Geografia Económica, nas áreas da economia marítima (nacional e europeia) e dos Clusters do Mar.