pixel Mobilidade para a NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Mobilidade para a NOVA

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) é bastante ativa no que diz respeito à mobilidade de estudantes, dentro e fora da União Europeia (UE). Em termos nacionais, a NOVA participa também em programas de mobilidade que favorecem a ligação entre universidades portuguesas.

Consoante a proveniência de cada estudante existem diversas oportunidades de mobilidade ao seu dispor:

Mobilidade para Estudantes Nacionais

O Programa Almeida Garrett oferece a possibilidade de um estudante de outra universidade portuguesa efetuar numa das faculdades da NOVA, um período de estudos, de estágios, trabalhos de fim de curso, ou projetos finais desde que as referidas atividades integrem o plano curricular do curso na universidade de origem, com pleno reconhecimento académico.

Os estudantes interessados deverão contactar diretamente o gabinete de apoio às mobilidades da faculdade da NOVA a que se pretendem candidatar, de modo a serem prestadas todas as informações necessárias à formalização da candidatura.

Instituições Participantes:

  • Universidade dos Açores
  • Universidade do Algarve
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade de Coimbra
  • Universidade de Évora
  • Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade da Madeira
  • Universidade do Minho
  • Universidade Nova de Lisboa
  • Universidade do Porto
  • Universidade Técnica de Lisboa
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Universidade Católica Portuguesa
  • Universidade Aberta

Para mais informações sobre o Programa Almeida Garrett, poderá contactar o Gabinete de Relações internacionais da Reitoria através do e-mail international@unl.pt.

Mobilidade para Estudantes da UE

O Programa Erasmus permite a Mobilidade de Estudantes para Estudos (SMS) e Mobilidade de Estudantes para Estágio (SMT), com uma duração entre 3 e 12 meses por ciclo de estudos.

O candidato interessado num período de mobilidade deve estar inscrito enquanto estudante numa Instituição de Ensino Superior. Todas as atividades didáticas e informação relativa ao calendário académico são geridas pelas unidades orgânicas. Assim, o candidato deverá formalizar a candidatura através do Gabinete de Relações Internacionais (GRI) ou o Gabinete Erasmus da Faculdade de interesse.

Candidatos da Suíça, que se candidatam através de um acordo de cooperação entre este país e a União Europeia (Swiss-European Mobility Programme), deverão contactar o GRI da Instituição de Acolhimento e verificar se existe um acordo de cooperação entre a Faculdade/Instituição de Acolhimento e a sua Instituição de Origem.  

Mobilidade para Estudantes fora da UE

Os estudantes provenientes de outros países não europeus também podem participar de um programa de mobilidade para estudos numa das 9 unidades orgânicas que compõem a NOVA através das seguintes modalidades:

Cooperação Internacional

Cooperação no âmbito de Protocolos Gerais de Cooperação/Termos aditivos assinados entre a Universidade Nova de Lisboa e outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Quaisquer questões relativas à candidatura e execução da mobilidade deverão ser reportadas à respetiva Instituição de Ensino Superior (IES) de origem do candidato.

Para o efeito, dever-se-á ter em conta área científica do respetivo acordo.

Nota: os estudantes deverão ter vínculo académico com uma das IES assinantes do Protocolo/Termo Aditivo.

Recomendamos a consulta dos Protocolos em vigor.

Erasmus+ International Credit Mobility (ICM)

O Programa International Credit Mobility Erasmus+ oferece agora oportunidades para estudantes provenientes de outras partes do mundo (fora da Europa). Através do ICM, uma IES de um país parceiro poderá enviar estudantes para uma IES parceira num dos Países do Programa, e vice-versa. O processo de candidatura e de seleção, assim como a atribuição de bolsa, serão geridos pela IES coordenadora. Para mais informações sobre este programa, sugerimos a consulta lista das oportunidades de bolsa ICM.

A NOVA têm vindo a desenvolver parcerias não só com países da União Europeia mas também com Instituições de Ensino Superior dos EUA, Japão, Austrália, China, Tailândia ou Índia, Marrocos e países africanos de expressão portuguesa, e tem reforçado os laços com a América do Sul, especialmente o Brasil, mas também com outros países da América Latina em geral, cuja influência cultural e económica é cada vez mais forte.

A NOVA proporciona aos seus estudantes incoming (do estrangeiro para a NOVA) a oportunidade de estudar numa academia de excelência enquanto inseridos num ambiente universitário e social diversificado e com larga exposição e contacto com a cultura portuguesa. A qualidade do ensino da NOVA, aliada à multicultural e inefável Lisboa, tornam-na ímpar no contexto português.