Programas Financiados

A NOVA aposta na internacionalização. Nesse sentido, tem procurado alargar a sua rede de Parceiros através da implementação de relações de cooperação que incentivem o intercâmbio científico e cultural e desenvolvam as oportunidades de internacionalização para todos os seus estudantes, investigadores, e pessoal docente e não docente.

Assim, foi lançado um sistema de incentivos aos programas de Mestrado e Doutoramento com instituições internacionais, conforme edital aqui publicado.

Tem sido promovida a abertura de concursos através de diversos programas de Mobilidade, nomeadamente: Erasmus+ Europa, Erasmus+ ICM, Fellow-MUNDUS, BE Mundus, Sigma Agile, Ações Integradas, Bolsas Santander Luso Brasileiras e Ibero-Americanas, Bolsas Fulbright.

A estratégia de internacionalização da NOVA tem levado a um aumento de Bolsas disponíveis para investigadores, pessoal docente e não docente, resultando num aumento considerável no número de Mobilidades outgoing ao longo dos últimos 3 anos, nomeadamente nas formas de Mobilidades de Pessoal para fins de Formação (STT) / Mobilidades de Pessoal para Missões de Ensino (STA). Este crescimento tem sido, em larga medida, despoletado pela participação em novos consórcios com outras IES Portuguesas.