pixel Semestre Pré-Universitário - Perguntas Frequentes | Universidade NOVA de Lisboa

Semestre Pré-Universitário - Perguntas Frequentes

Aqui pode encontrar a resposta a várias questões sobre o Semestre Pré-Universitário da NOVA e sobre o que pode fazer depois do Semestre (a que Faculdades e cursos se pode candidatar, quais os requisitos e prazos).

Caso não encontre resposta à sua questão entre em contacto connosco através do email cjanota@unl.pt .

Como me posso candidatar a um curso universitário na NOVA depois do Semestre Pré-Universitário?

O Semestre Pré-Universitário da NOVA proporciona uma preparação para o ensino superior numa Universidade de topo europeia. Após o Semestre, os estudantes podem candidatar-se a uma licenciatura ou mestrado integrado na NOVA de acordo com os regulamentos vigentes.

Estudantes de fora de União Europeia:

Os estudantes de fora da União Europeia podem candidatar-se a um curso universitário em Portugal através de condições especiais definidas no Estatuto do Estudante Internacional.

Tenha em atenção que os requisitos e prazos de candidatura variam entre cada Faculdade da NOVA.

Saiba mais sobre como se candidatar a uma licenciatura ou mestrado integrado na NOVA através do Estatuto do Estudante Internacional.

Veja também a questão "Curso Universitário na NOVA após o Semestre Pré-Universitário para estudantes de fora da União Europeia"

Estudantes da União Europeia

Os estudantes portugueses ou de outros países da União Europeia deverão candidatar-se ao ensino superior português no âmbito do Concurso Nacional de Acesso e de acordo com as condições e prazos definidos pela Direção Geral do Ensino Superior.

Mais informação para candidatos portugueses / Mais informação para restantes candidatos da União Europeia

Depois do Semestre Pré-Universitário é garantida a entrada num curso universitário da NOVA aos estudantes de fora da União Europeia?

Em algumas Faculdades da NOVA o ingresso nos cursos universitários é garantido para os alunos bem sucedidos no Semestre Pré-Universitário.

As condições de acesso variam entre as várias Faculdades da NOVA (veja em Curso Universitário na NOVA Após o Semestre Pré-Universitário)

As disciplinas feitas durante o Semestre Pré-Universitário podem ser creditadas numa licenciatura ou mestrado integrado posterior?

Algumas disciplinas efetuadas durante o Semestre Pré-Universitário podem ser creditadas na licenciatura ou mestrado integrado. Os créditos variam entre as várias Faculdades da NOVA (veja em Curso Universitário na NOVA Após o Semestre Pré-Universitário).

A realização do Semestre Pré-Universitário não garante entrada direta num dos cursos da NOVA, sendo necessário que os interessados se candidatem no final do Semestre Pré-Universitário junto da unidade de ensino na qual pretendem ingressar. No entanto, algumas das Faculdades garantem condições de ingresso especiais para os alunos do Semestre Pré-Universitário.

Alguns dos créditos completados no âmbito do Semestre Pré-Universitário podem ser reconhecidos no grau académico (licenciatura ou mestrado integrado) a que os alunos se candidatam posteriormente. As regras de creditação são definidas por cada Faculdade da NOVA.

Unidade de Ensino

(Faculdade)

Condições de ingresso após frequência do Semestre Pré-Universitário

Disciplinas obrigatórias para ingressar numa licenciatura ou mestrado integrado

Regras de creditação das disciplinas

Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA)

É garantida a admissão aos alunos que concluírem com sucesso o Semestre Pré-Universitário, incluindo a Matemática.

Matemática

Máximo 12 ECTS para mestrado integrado; Máximo 6 ECTS para licenciaturas.                                  Matemática, Inglês e Português não podem ser objeto de creditação

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

É garantida a admissão aos alunos aprovados no Semestre Pré-Universitário e numa das disciplinas disponibilizadas pela NOVA FCSH.

Máximo de 30 ECTS
Português não pode ser objeto de creditação

Nova School of Business and Economics (Nova SBE)

É garantida a admissão aos alunos aprovados em Matemática e numa das disciplinas disponibilizadas pela Nova SBE.

Matemática

Disciplinas lecionadas pela Nova SBE e mais uma disciplina de outra Unidade de Ensino.
Matemática, Inglês e Português não podem ser objeto de creditação

Faculdade de Direito (FD)

Condições habituais de ingresso do Estatuto do Estudante Internacional

As que estão indicadas em http://www.fd.unl.pt/Anexos/9056.pdf

Nova Information Management School (NOVA IMS)

Os alunos bem-sucedidos no Semestre Pré-Universitário têm garantida a admissão nos cursos de licenciatura da NOVA IMS.

Máximo de 30 ECTS.
Matemática, Inglês e Português não podem ser objeto de creditação

Este programa não afeta a autonomia das Unidades de Ensino da NOVA no recrutamento dos seus alunos. A frequência do Semestre Pré-Universitário não é necessária para que uma Unidade aceite a inscrição de um candidato, e a admissão de um aluno bem sucedido nesse semestre está dependente dos critérios a serem estabelecidos por cada Unidade de Ensino da NOVA.

Quais as licenciaturas e mestrados integrados disponíveis após o Semestre Pré-Universitário para estudantes de fora da União Europeia?