pixel 3.ª edição do Prémio Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

3.ª edição do Prémio Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa

O Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa 2009/2010, dedicado à áreas da Ciências Exatas e Engenharias, foi atribuído às investigadoras Ana Cecília Roque e Olga Iranzo, pelo projeto “Magnetimo e biomimetismo em processos de separação”.

Esta é a 3.ª edição deste Prémio, que visa distinguir projetos de investigação desenvolvidos por jovens investigadores e fomentar colaborações dentro da Universidade NOVA de Lisboa, nas áreas das Ciências da Vida, das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências Exatas e Engenharias.

O projeto vencedor visa desenvolver estruturas de muito pequena dimensão (nanoestruturas), que possam vir a ser utilizadas na purificação de moléculas biológicas, permitindo à indústria uma redução nos custos de processamento e de comercialização de fármacos de elevado valor acrescentado, nomeadamente para diagnóstico e terapias biológicas contra cancro e outras doenças inflamatórias.

A equipa integra dois grupos da NOVA com atividade de investigação complementar. O grupo coordenado pela Doutora Ana Cecília Roque (Faculdade de Ciências e Tecnologia) possui experiência na área de processos de separação de produtos biológicos, nomeadamente anticorpos e proteínas recombinantes, recorrendo a interações de afinidade. A investigação no laboratório da Doutora Olga Iranzo (Instituto de Tecnologia Química e Biológica) incorpora aspetos de química inorgânica, biológica e medicinal com o objetivo de construir novas moléculas que apresentem características semelhantes às proteínas e enzimas naturais.