pixel Bolsas e Prémios Escolares | Universidade NOVA de Lisboa

Bolsas e Prémios Escolares

Bolsas de Estudo

Bosas de Estudo

Os SASNOVA concedem bolsas de estudo e auxílios de emergência (apoios sociais diretos) a alunos do 1º e 2º Ciclo, de forma a tornar possível a estudantes economicamente carenciados a realização e prosseguimento dos seus estudos. A atribuição é definida de acordo com legislação em vigor.

Fundo de Apoio Social

O Fundo de Apoio Social é um programa de apoio aos estudantes com necessidades imediatas e urgentes – não elegíveis nos termos do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior – inserido no âmbito da responsabilidade social da NOVA. Este Fundo destina-se a todos os estudantes inscritos e matriculados na NOVA em licenciaturas ou mestrados integrados, tendo por objeto prevenir o abandono escolar e promover o apoio à inserção dos estudantes na vida ativa.

No âmbito do Fundo, os SASNOVA poderão atribuir aos estudantes:

1. Subsídios de Emergência, através de uma comparticipação nas despesas de frequência de um ciclo de estudos, a estudantes cuja situação de emergência social não seja enquadrável no âmbito dos apoios de emergência do Regulamento de Atribuição de Bolsas;
  2. Bolsas de Colaboração, em atividades promovidas pelas Unidades Orgânicas e serviços da universidade, compatíveis com as suas competências e disponibilidade de tempo, sem compromisso para as respetivas atividades escolares e de aprendizagem.

Bolsa Caloiros da NOVA

Com o objetivo de estimular a excelência dos seus estudantes, a Universidade NOVA de Lisboa criou a bolsa «Caloiros da NOVA» que pretende reconhecer os melhores alunos do 1º ano das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade, através da atribuição de uma bolsa de valor igual ao montante da propina.

1ª edição da Cerimónia de Entrega da Bolsa Caloiros da NOVA 2013/2014

2ª edição da Cerimónia da Entrega da Bolsa Caloiros 2014/2015

Para além destas apoios e incentivos, as Escolas da NOVA também disponibilizam aos seus estudantes outras bolsas e prémios.