pixel Acompanhamento Pedagógico | Universidade NOVA de Lisboa

Acompanhamento Pedagógico

Com o duplo objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes e promover a melhoria da qualidade do ensino, o Gabinete presta acompanhamento pedagógico em formatos diversificados.

Dirigido a qualquer docente do ensino superior (com prioridade aos da NOVA)

Designados por cursos de formação de acesso geral, são organizados em conjunto com o Gabinete de Educação Médica da Faculdade de Ciências Médicas.

Estes cursos têm a duração 12 horas, distribuídas por 3 sessões de 4 horas, sendo que no final, os docentes devem ser capazes de:

• Situar o seu papel de docentes no sistema onde desenvolvem a sua atividade;
  • Desenhar e planear a sua atividade pedagógica;
  • Selecionar o formato pedagógico mais adequado ao público-alvo e aos objetivos a atingir;
  • Avaliar processos pedagógicos e produtos de aprendizagem.

Para mais informações contacte:

Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes

Tel.: +351 210 436 892

E-mail: gab.dpd.geral@unl.pt

Se pretender inscrever-se contacte:

Divisão Académica - Secção de Pós-Graduação (NOVA Medical School)

E-mail: posgraduacao@nms.unl.pt

Desenhado a pedido das unidades orgânicas da NOVA, sendo de acesso restrito aos elementos daquelas

Os cursos, desenhados a pedido, abordam temas decorrentes das necessidades identificadas nas unidades orgânicas, como, por exemplo, formatos de trabalho tutorial, formação pedagógica de Assistentes, competências de coordenação pedagógica, etc.

O Projeto “Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógicas”, realizado com um grupo de Coordenadores de 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado da NOVA, que teve início em junho de 2016, teve o primeiro momento de apresentação pública de resultados nas Jornadas Pedagógicas que decorreram no dia 11 de outubro de 2017, na Reitoria da NOVA.

Durante o primeiro ano do Projeto, os Coordenadores desenvolveram três subprojetos cujos resultados podem ser consultados aqui

Dado o interesse destes Coordenadores e de outros docentes presentes nas Jornadas Pedagógicas, o Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes irá dar continuidade a este Projeto.

Dele farão parte os Coordenadores envolvidos no primeiro ano do Projeto e todos os docentes da NOVA interessados em participar neste grupo de reflexão, partilha e ação em torno das competências pedagógicas do docente do Ensino Superior.

Escreva-nos para gab.dpd.geral@unl.pt caso seja do seu interesse conhecer melhor e/ou participar neste projeto.