pixel Curso de Ética da Investigação [Research Ethics] 18ª edição | Universidade NOVA de Lisboa

Curso de Ética da Investigação [Research Ethics] 18ª edição

Curso de Ética da Investigação [Research Ethics]

O QUE É?

Descrição do curso

A investigação científica é uma atividade fascinante mas que encerra desafios consideráveis. Esses desafios envolvem algumas questões éticas, tais como conflito de interesses, fraude, plágio, privacidade e confidencialidade, consentimento informado, atribuição e distribuição de autoria e adequação de processos de revisão por pares para assegurar a qualidade da publicação científica. Assim, paralelamente ao crescimento da investigação científica, também a Ética da Investigação é uma disciplina em expansão.
Utilizando uma metodologia que combina teoria e prática, os discentes deste curso irão analisar diferentes tópicos e casos práticos relacionados com a Ética da Investigação, assim como aprender a gerir e avaliar um projeto de investigação sob o ponto de vista ético, desde a fase do design da investigação, até à fase de publicação dos resultados. Durante o curso, os discentes serão também encorajados a refletir sobre o impacto das novas tecnologias e tendências sociais na Ética da Investigação, bem como a discutir as melhores estratégias para a criação de Códigos de Conduta que regulem a atividade de investigação científica. Através da perceção e do debate crítico destas matérias, os discentes irão assimilar a importância da integridade científica e, simultaneamente, adquirir uma perspetiva global da investigação científica que contribuirá para melhorar a qualidade e o impacto da sua investigação futura.

Conteúdos Programáticos

• Conceitos e Princípios Fundamentais de Ética e Bioética
  • Evolução da Ética da Investigação
  • Enquadramento Normativo
  • Comités de Ética, Consentimento Informado e Proteção de Dados
  • Má Conduta Científica (Plágio, Fraude e Fabricação de resultados)
  • Conflito de Interesses e Enviesamentos do Processo de Publicação
  • Planeamento e Condução de um Projeto de Investigação Sob o Ponto de Vista Ético

A QUEM SE DESTINA?

Estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa
Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc)

QUANDO E ONDE?

18.ª edição: 8 e 13 de abril 2021 | ONLINE

CORPO DOCENTE E AVALIAÇÃO

Coordenadores do curso

Paula Lobato Faria, PhD (Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP/NOVA) pa.lobfaria@ensp.unl.pt

João Valente Cordeiro, PhD (Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP/NOVA) joao.cordeiro@ensp.unl.pt

Metodologias de Avaliação

Participação oral nas aulas e teste de escolha múltipla

Carga Letiva

1 ECTS | 2 dias

Atividades Horas
Aulas/Seminários 16
Leitura/Estudo 7
Avaliação (participação oral, revisão e preparação para o teste, teste de escolha múltipla) 2
Total 25

BIBLIOGRAFIA

The Student's Guide to Research Ethics (Open Up Study Skills). Paul Oliver. Open University Press (2003)
On Being a Scientist – A Guide to Responsible Conduct in Research. National Academies Press (2008)
Fraud and Misconduct in Biomedical Research. Frank Wells and Michael Farthing. The Royal Society of Medicine Press (2008)
Principles of Biomedical Ethics. Tom L. Beauchamp, James F. Childress. Oxford University Press (2009)
Research Ethics in the Real World: Issues and Solutions for Health and Social Care Professionals. Tony Long, Martin Johnson. ELSEVIER (2006)
100 Cases in Clinical Ethics and Law. Carolyn Johnston, Penelope Bradbury. Oxford University Press (2008)

Nota: Durante as sessões, será distribuida uma seleção de artigos e bibliografia eletrónica relevante.