pixel NOVA Idea Competition | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA Idea Competition

Concurso interno de planos de negócio da NOVA que pretende promover a cultura empreendedora dentro da universidade e estimular o trabalho multidisciplinar, através da constituição de equipas compostas por elementos de várias Unidades Orgânicas.

Tens algo que pode ser um negócio e não sabes como dar o salto? O melhor concurso de Plano de Negócios da NOVA está a chegar! O NOVA IDEA COMPETITION, assente numa aprendizagem integrada! Queres construir uma história de sucesso? Precisas de €1.000? Queres testar a tua ideia num dos melhores programas de aceleração do mundo? Para isso tens de te inscrever!

O NOVA IDEA COMPETITION é uma iniciativa anual do Gabinete de Empreendedorismo da Reitoria da NOVA que pretende proporcionar aos alunos da Universidade uma experiência de aprendizagem integrada.

Esta iniciativa é dirigida a todos os alunos da NOVA, que poderão participar através de equipas mistas (compostas por 3 elementos de pelo menos 2 unidades orgânicas diferentes).

Os objetivos principais desta iniciativa são:

1. Estimular a cultura empreendedora entre os alunos da NOVA;
  2. Promover a multidisciplinaridade e o cruzamento de culturas, através da constituição de equipas compostas por alunos de diferentes unidades orgânicas da NOVA;
  3. Reforçar a formação de empreendedorismo nas diferentes escolas da NOVA.

Critérios de Avaliação

O Júri avaliará os Planos de Negócio de acordo com os seguintes critérios:

1. Dimensão do mercado potencial definido no Plano de Negócios;
  2. Qualidade da equipa, medida através das qualificações e da diversidade e complementaridade dos elementos que a compõem;
  3. Qualidade da ideia apresentada, traduzida através dos argumentos apresentados pela equipa relativamente à necessidade existente no mercado que o seu produto/serviço/tecnologia é capaz de satisfazer;
  4. Carácter inovador da ideia apresentada;
  5. Capacidade de quantificação dos elementos chave do negócio;
  6. Qualidade da estratégia de negócio apresentada;
  7. Adequabilidade da estrutura de financiamento apresentada;

Calendário

13-05-2018 | Sumário Executivo (5 pág.) - entregue por email para novaidea@unl.pt
18-05-2018 | Business plan (15 pág.) - entregue por email para novaidea@unl.pt
23-05-2018 | Pitch Final – Universidade NOVA de Lisboa, 18:00

Sumário Executivo

máx. 5 páginas em português ou inglês

Sugestão:

The problem (problema)
Solution (solução)
Value proposition (proposta de valor)
Target market (mercado)
Competitors (concorrência)
Intelectual property (propriedade intelectual)
The team (equipa)

Júri NOVA Idea Competition

Professora Isabel Rocha (Pró-Reitora para o Empreendedorismo)
Professor Paulo Pinho (Nova SBE)
Dr. Miguel Fontes (Startup Lisboa) (a confirmar)
European Innovation Academy (a confirmar)

BOLSAS

1º Prémio – a equipa vencedora receberá 3 bilhetes para o European Innovation Academy (no valor de 5.097€) e uma bolsa de 1.500€.

2º Prémio – a equipa segunda classificada receberá 2 bilhetes para o European Innovation Academy (no valor de 3.398€) e uma bolsa de 1.000€.

3º Prémio – a equipa terceira classificada receberá uma bolsa de 1.000€

*Condições de atribuição previstas no Regulamento.