Investigação na NOVA

A investigação na Universidade NOVA de Lisboa tem vindo a crescer, tanto ao nível qualitativo como quantitativo. Atualmente, a NOVA acolhe 40 Unidades de Investigação, 15 das quais em parceria com outras instituições nacionais.

Investigação na NOVA

A avaliação das Unidades de Investigação da NOVA realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia situam a NOVA muito acima do desempenho médio das Universidades Portuguesas, sendo que na última avaliação efetuada, em 2013, 75% das nossas Unidades obtiveram uma classificação de “Excecional”, “Excelente” ou “Muito Bom”. É também de salientar que desde o lançamento das bolsas do European Research Council, em 2009, os investigadores da NOVA obtiveram um total de 13 bolsas colocando a Instituição claramente acima da média nacional.

Investigação na NOVA

A melhoria do desempenho da NOVA é também visível nos rankings internacionais. Os resultados alcançados nos principais rankings de Universidades com menos de 50 anos resultaram na adesão à rede YERUN (Young European Research Universities Network). Esta rede tem por objetivo aproximar as universidades com presença nos principais rankings internacionais e trabalhar em conjunto para promover uma maior influência das universidades Europeias mais jovens na definição de políticas de investigação da União Europeia.