pixel Pure - Gestão de Informação Científica | Universidade NOVA de Lisboa

Pure - Gestão de Informação Científica

Pure - Sistema de Gestão de Informação Científica

O PURE é o sistema de gestão de informação científica da NOVA (CRIS-Current Research Information System). Este sistema contém informação relativa à produção científica das suas equipas de investigação, nomeadamente publicações em todas as tipologias e actividades. Permite a criação e gestão de um CV por parte dos investigadores da NOVA com acesso individual, sendo possível estabelecer relações entre as várias tipologias de conteúdo, com o intuito de proporcionar uma visão ampla a vários níveis: indivíduo, departamento, unidade de investigação, unidade orgânica e Universidade.

(Acesso Reservado a investigadores da NOVA)

Botão Login Pure

Para além de proporcionar ferramentas de gestão de informação científica e relatórios a vários níveis na NOVA, os dados do PURE são também utilizados para apresentação no NOVA Research Portal, o qual disponibiliza ao público em geral uma visão sobre a actividade de investigação produzida na Universidade. As unidades orgânicas da NOVA podem também reutilizar os seus dados existentes no PURE para alimentar os seus websites individuais, com listas de publicações e perfis de investigadores personalizados, bem como cumprir o mandato de acesso aberto, através do envio automatizado das suas publicações validadas no Pure em Open Access para o RUN (rede RCAAP nacional) e OpenAIRE da Comissão Europeia.

O PURE é ainda totalmente interoperável com o ORCID (conheça as vantagens), uma vez que a NOVA é parceira institucional, permitindo assim que todo conteúdo carregado no PURE seja exportável para ORCID. Desta forma, a NOVA está em linha com o recente Ciência Vitae - sistema nacional de gestão curricular de ciência baseado na plataforma tecnológica DeGóis, permitindo aos investigadores da NOVA alimentarem o seu perfil com os dados carregados no ORCID (consulte o manual de apoio).

O circuito de informação ideal está assinalado a verde, com a seguinte ordem:

1- Importação automática de publicações através da fonte preferencial na NOVA (base de dados Scopus) e validação por parte da equipa de suporte local;
2- Sincronização com ORCID a partir do perfil individual Pure e exportação do conteúdo validado (selecionar a “Universidade Nova de Lisboa” como "Preferred source" no ORCID)
3- Importar publicações no Ciência Vitae a partir do ORCID.

Para mais informações, consultar o manual de suporte ("Exportar publicações do PURE para ORCID").

Contactos para Ajuda

Se é um investigador da NOVA e gostaria de saber como pode ter acesso ao PURE ou tem dúvidas sobre o conteúdo apresentado no NOVA Research Portal, deverá contactar a equipa de suporte PURE local:

FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia (Rui Fernandes)
FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Bárbara Almeida)
NOVA SBE - NOVA School of Business and Economics (Susana Lopes)
NMS - NOVA Medical School │Faculdade de Ciências Médicas (Teresa Costa)
NSL - NOVA School of Law (Sofia Assis Santos)
IHMT - Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Carla Silva)
NOVA IMS - NOVA Information Management School (Elvira Costa)
ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica (Lurdes Conceição)
ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública (Isabel Andrade)

Manuais de Suporte