António Rendas condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República | Universidade NOVA de Lisboa

António Rendas condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República

O antigo Reitor da NOVA foi distinguido pela sua carreira dedicada à educação numa conferência na Reitoria. 

Imagem ilustrativa do Professor António Rendas

O Professor António Rendas, antigo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, foi condecorado com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta distinção é atribuída a altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.

O Presidente justificou a condecoração como sendo a celebração de uma carreira dedicada a uma causa nacional. Recorde que António Rendas foi Reitor da Universidade NOVA de Lisboa durante 10 anos, entre 2007 e 2017, e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas entre 2010 e 2014. Na NOVA foi ainda Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Faculdade de Ciências Médicas. Desempenhou também várias outras funções de topo a nível nacional e internacional, tendo sido recentemente reeleito para a direção da UNICA –Network of Universities from the Capitals of Europe, uma rede de universidades de capitais europeias.

A distinção foi atribuída no final da VIII Conferência Anual da Health Cluster Portugal, que decorreu no dia 21 de novembro na Reitoria da NOVA e na qual o Presidente da República defendeu ainda a necessidade de um “pacto expresso" sobre a saúde, que enquadre o atual peso do setor privado e clarifique papéis.

 

Presidente da República condecora o Professor António Rendas com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública