pixel Tomada de posse do Reitor da NOVA - Professor João Sàágua - Leia o discurso e veja as fotos | Universidade NOVA de Lisboa

Tomada de posse do Reitor da NOVA - Professor João Sàágua - Leia o discurso e veja as fotos

Tomada de Posse do Reitor da NOVA - Professor João Sàágua

A cerimónia de tomada de posse do Reitor da NOVA - Professor João Sàágua teve lugar no dia 14 de setembro na Reitoria num auditório repleto com inúmeras personalidades de relevo na sociedade portuguesa, docentes e colaboradores da NOVA, familiares e amigos.

No seu primeiro discurso enquanto Reitor, o Professor João Sàágua relembrou os valores humanísticos que balizam a NOVA “a liberdade de opinião e de expressão, a solidariedade ativa, a igualdade de tratamento e de oportunidades para todas as pessoas independentemente da sua condição, opções, ou crenças, a honestidade, independência e responsabilidade em todas as ações praticadas, a prossecução da excelência e a recompensa do mérito”.

O Professor João Sàágua cumprimentou também os membros da equipa reitoral cessante e, em especial, o Reitor cessante, Professor António Rendas, que mereceu uma ovação de pé por toda a assistência.

O Reitor apresentou ainda as grandes linhas que vão orientar a atuação da NOVA pelos próximos quatro anos, com base no Programa de Ação que propôs, “guiado pela ambição de a consolidar plenamente como uma universidade GLOBAL e CÍVICA”.   

O discurso da tomada de posse do Reitor João Sàágua está disponível aqui para leitura.

Na mesma ocasião tomou posse a Equipa Reitoral, constituída por:

Professor José Ferreira Machado, da Nova SBE, Doutor em Economia e Econometria, antigo director dessa faculdade e antigo Pro-Vice Chancellor da Regent’s University London, que será Vice-reitor com a coordenação da área da criação de valor e do compromisso da universidade com a sociedade.

Professor José Fragata, da Nova Medical School, médico-cirurgião, que será Vice-reitor com a coordenação da área das ciências da saúde, na qual a NOVA tem três das suas nove Unidades Orgânicas, e consequentemente com a coordenação da Plataforma Nova Saúde.

Professora Elvira Fortunato, da FCT NOVA, cientista em ciência e engenharia dos materiais, diretora do CENIMAT e coordenadora da rede das unidades de I&D da FCT, que será Vice-reitora com a coordenação da área da investigação científica.

Professor João Amaro de Matos, da Nova SBE, da área das finanças, até agora Subdiretor responsável pela internacionalização dessa faculdade, que será Vice-reitor para o desenvolvimento internacional da universidade.

Professor José João Abrantes, da Faculdade de Direito, jurista, e membro da equipa reitoral cessante, que será Pró-reitor para os assuntos jurídicos e para a área académica e fará a coordenação da Plataforma Nova Polis.

Professora Patrícia Rosado Pinto, da Nova Medical School, especialista em educação médica e em ciências da educação, que será Pró-reitora para a área da formação, co-coordenará a Plataforma Nova Forma e coordenará a Escola Doutoral.

Professora Isabel Nunes, da FCT NOVA, engenheira mecânica, que será Pró-reitora e coordenará o Sistema de Monitorização e Avaliação da Qualidade da universidade e co-coordenará a Plataforma Nova Forma.

Professora Isabel Rocha, da Universidade do Minho, docente e investigadora da área da biotecnologia, fundadora de startups tecnológicas e responsável por projetos de promoção do empreendedorismo e inovação no programa MIT-Portugal, que será Pró-reitora e coordenará a ligação entre as áreas da criação de valor e da investigação científica.