pixel Artur Santos Silva foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

Artur Santos Silva discursando durante a cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa

A cerimónia foi presidida pelo Reitor da NOVA, Professor António Rendas e contou com a presença de Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, que pronunciou o elogio do doutorando.O padrinho do laureado foi Manuel Nunes da Ponte, Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA.

Para o Reitor da NOVA “esta cerimónia é justíssima e ter aqui, connosco, o dr. Artur Santos Silva é um privilégio. O nosso laureado tem um percurso brilhante e homenageamo-lo em reconhecimento da sua carreira e do seu contributo para o desenvolvimento cultural, social e económico de Portugal.”

Artur Santos Silva cessou recentemente o seu mandato como presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo presidido ao Conselho Geral desta instituição (2009/2012).

Entre os vários cargos que desempenhou destacam-se os de Presidente do Conselho de Administração do BPI (2004/2017), da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (2008/2011) e do Conselho de Fundadores da Casa da Música (2006/2012). Foi Vice-Governador do Banco de Portugal (1977/78) e Secretário de Estado do Tesouro (1975/76).

Já este ano, Artur Santos Silva foi condecorado com a “Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'lago da Espada” que soma a outras distinções nacionais e internacionais. Em França, em 2008, foi condecorado como “Chevalier de la Légion d'Honneur” e, em 1996, com a “Ordre Nationale du Mérit”. Condecorado pelo Reino de Espanha, em 1998, com a “Orden del Merito Civil”.

Esta foi a centésima vez que a NOVA atribuiu este reconhecimento, algo que acontece desde 1979 homenageando diversas personalidades que se destacaram em diferentes áreas.

A cerimónia foi precedida pelo Colóquio "A Fundação Calouste Gulbenkian e a NOVA - caminhos partilhados".