pixel Conheça os vencedores da 11ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, iniciativa da NOVA e do Banco Santander Totta | Universidade NOVA de Lisboa

O Prémio de Jornalismo Económico tem como objetivo promover a qualidade da criação jornalística, distinguindo os melhores trabalhos de imprensa escrita e eletrónica.

Prémio de Jornalismo Económico 2017

Foram hoje anunciados os vencedores da 11ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, uma iniciativa conjunta da Universidade NOVA de Lisboa e do Banco Santander Totta, cuja organização esteve a cargo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA).

O trabalho “Crescer muito, perder muito, encolher muito. Como a Caixa queimou milhões em Espanha”, da Sábado, é o grande vencedor da 11.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, tendo vencido igualmente na categoria de Gestão de Empresas e Negócios. Publicado em julho de 2016, o artigo de investigação do jornalista Bruno Faria Lopes destacou-se entre 70 candidatos, tendo recebido o Grande Prémio com um valor pecuniário de 10 000 euros.

O vencedor da categoria de Mercados Financeiros foi o jornalista Luís Rosa com o artigo publicado em outubro do ano passado no Observador “Como Salgado usou o saco azul para implementar um esquema de financiamento fraudulento do GES?” que apresenta uma análise sobre os esquemas ilegais utilizados pelo antigo Grupo Espírito Santo.

Na temática de Sustentabilidade e Inovação Empresarial foi distinguido o artigo “Gestoras da bolsa ganham menos 30% que os homens” publicado em maio por Rui Barroso, Elisabete Miranda, Patrícia Abreu, Catarina Pereira e Paulo Moutinho, do Jornal de Negócios. O trabalho abordou a desigualdade salarial entre géneros no universo da gestão empresarial.

Cada um destes trabalhos recebe um prémio pecuniário no valor de 5 000 euros.

Os prémios foram entregues hoje por António Rendas, Reitor da NOVA, e António Vieira Monteiro, Presidente Executivo do Santander Totta, numa cerimónia que teve lugar no edifício do Banco Santander Totta, na Rua da Mesquita, em Lisboa.

O Prémio de Jornalismo Económico tem como objetivo promover a qualidade da criação jornalística, distinguindo os melhores trabalhos de imprensa escrita e eletrónica nas áreas acima referidas.

Os trabalhos a concurso foram avaliados por um júri que sob a presidência do Prof. Doutor Francisco Caramelo (Diretor da FCSH/NOVA) tomou as suas deliberações com os contributos do Prof. Doutor António Granado (FCSH/NOVA), Dra. Conceição Zagalo (GRACE), Dr. Sérgio Figueiredo (Media Capital), Dra. Helena Garrido, e do Prof. Doutor Paulo Pinho (Nova SBE).

Vencedores da 11ª edição do Prémio de Jornalismo Económico