pixel Editorial da Nature Electronics destaca Universidade NOVA de Lisboa com transístor de papel | Universidade NOVA de Lisboa

Editorial da Nature Electronics destaca Universidade NOVA de Lisboa com transístor de papel

Jornal inglês destaca o transístor de papel no âmbito das Olimpíadas Internacionais da Física, nas quais foi eleito como peça inovadora das provas.

O editorial do dia 13 de agosto do jornal Nature Electronics dá destaque à Universidade NOVA de Lisboa devido ao transístor de papel.

O jornal inglês, que se dedica ao que de melhor se faz no mundo na área de investigação em eletrónica e engenharia, destaca a prova experimental das Olimpíadas Internacionais da Física, em que o transístor de papel foi eleito como peça inovadora das provas, que decorreram pela primeira vez em Portugal na semana de 21 a 29 de Julho e contaram com a participação de mais de 400 alunos de 90 países dos cinco continentes.

Os mais de mil transístores de papel e respetivos circuitos impressos também em papel foram projetados, produzidos testados e validados antes das provas, nos laboratórios de microeletrónica e eletrónica impressa do CENIMAT|i3N da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e CEMOP/UNINOVA, tendo por base o trabalho pioneiro que o grupo liderado pelo Professor Rodrigo Martins e pela Vice-Reitora da NOVA, Professora Elvira Fortunato, têm tido na área do papel eletrónico.

Em termos de aplicações, são de destacar as da eletrónica de baixo custo, como sejam as embalagens inteligentes, testes rápidos de diagnóstico, etiquetas inteligentes para identificação e rastreamento, segurança e localização de documentos, entre outras.

Leia o editorial completo no site da Nature Electronics