pixel "A Fundação Calouste Gulbenkian e a NOVA - caminhos partilhados" | Universidade NOVA de Lisboa

"A Fundação Calouste Gulbenkian e a NOVA - caminhos partilhados"

"A Fundação Calouste Gulbenkian e a NOVA - caminhos partilhados" foi o nome escolhido pelo Reitor, Professor António Rendas, para um Colóquio que assinalou as relações institucionais entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade NOVA de Lisboa e que decorreu no dia 5 de julho na Sala do Senado da Reitoria.

O encontro proporcionou um resumo das iniciativas apoiadas pela Gulbenkian nas várias faculdades e institutos da NOVA ao longo dos últimos anos e, em especial, durante a presidência do Dr. Artur Santos Silva, que cessou recentemente o seu mandato à frente da instituição.

Os Diretores das unidades orgânicas da NOVA realçaram o apoio da Fundação no ensino, na ciência e nas relações com a comunidade. Foram destacados inúmeros exemplos do apoio em projetos de investigação, muitos deles com impacto notório na sociedade portuguesa, em países em vias de desenvolvimento, ou mesmo a nível global, apoios no ensino através da criação de programas, cátedras e atribuição de bolsas a alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento, na organização de eventos e iniciativas culturais e artísticas, congressos, exposições, entre muitos outros.

Foi também apresentada outra perspetiva dos “caminhos partilhados” pelas duas instituições, no sentido do contributo da Universidade à Fundação em aspetos como a organização de exposições, avaliação da autenticidade de obras de arte, vários estudos e análises de alunos e investigadores para a Fundação.

Tendo em vista a continuidade de uma relação estabelecida há décadas, os vários Diretores foram também colocando, durante as suas intervenções, desafios para o futuro.

“Foram cerca de 400 as iniciativas apoiadas ao longo dos últimos anos” nas palavras da Dra. Isabel Mota, atual Presidente da Gulbenkian, que copresidiu o Colóquio com o Professor António Rendas e a quem coube o encerramento.

“Como constatámos pelos vários testemunhos hoje apresentados, esta tem sido uma relação win-win”, referiu a Dra. Isabel Mota que destacou, dos vários desafios colocados pelos Diretores, a importância de iniciativas futuras juntando ciência, arte e tecnologia. Um ponto que se liga à transversalidade de áreas e saberes, fundamental para dar resposta aos desafios do futuro e que traduz o carácter único da Fundação Calouste Gulbenkian.

O colóquio antecedeu a cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela NOVA ao Dr. Artur Santos Silva, em reconhecimento pelo grande contributo para o progresso da sociedade portuguesa.