pixel Investigadora da FCT NOVA distinguida com bolsa do European Research Council | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadora da FCT NOVA distinguida com bolsa do European Research Council

Isabel Ferreira, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), obteve uma bolsa “Proof of Concept” do European Research Council (ERC) no valor de 150 000 €.

Este financiamento “Prova de Conceito” visa apoiar o potencial comercial dos resultados de investigação financiados pelo ERC e surge depois de, em 2015, a Comissão Europeia ter dado luz verde ao projeto CapTherPV levado a cabo pela investigadora.

A investigação visa o desenvolvimento de uma nova geração de baterias inofensivas para o ambiente e de baixo de custo. Atualmente, as baterias eficientes dependem principalmente de eletrólitos líquidos (substâncias que podem produzir soluções eletricamente condutivas) e de lítio. Isabel Ferreira e a equipa com quem trabalha desenvolveram um novo eletrólito sólido para substituir os líquidos. Contém celulose, alumínio e iões selecionados e é feito de forma simples e económica. Estes materiais são mais abundantes na natureza do que o lítio, são inofensivos para o meio ambiente e podem ser reciclados através de processos convencionais. As novas baterias apresentam custos reduzidos, sendo acessíveis aos países em desenvolvimento e às comunidades menos afluentes, têm uma vida útil mais longa e são mais leves e de menor dimensão do que as atuais baterias fabricadas à base de lítio.

“Este financiamento é específico para estudar a viabilidade de comercialização do eletrólito desenvolvido no âmbito da ERC ganha em 2015, já que tem ainda de ser testado para definir os aspetos de durabilidade, reprodutibilidade em larga escala e características técnicas avaliadas por institutos certificados”, explica Isabel Ferreira. Segundo a investigadora, este financiamento “dignifica a Universidade NOVA de Lisboa, contribuindo para que a investigação realizada na NOVA seja aplicada em produtos comerciais”.