pixel NOVA atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a Sua Alteza Shah Karim al-Hussaini, Príncipe Aga Khan | Universidade NOVA de Lisboa

O Presidente da República copresidiu a cerimónia que teve lugar no Auditório da Reitoria da NOVA.

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a Sua Alteza Shah Karim al-Hussaini, Príncipe Aga Khan numa cerimónia que teve lugar na Reitoria no dia 20 de julho.

O Dr. Francisco Pinto Balsemão foi o padrinho do doutorando solicitando a atribuição deste título como reconhecimento pela sua contribuição ativa e valiosa nas áreas da educação, cultura, combate à pobreza e luta pela paz.

O elogio do doutorando foi feito pelo Professor Daniel Traça, Diretor da Nova SBE, que  destacou os valores de tolerância, respeito pelo indivíduo, diálogo intercultural e solidariedade entre seres humanos que são partilhados pela comunidade Ismaili e pela NOVA, pela cidade de Lisboa e por Portugal.

Partilha de valores e construção de pontes entre povos de diferentes culturas e credos foram também aspetos valorizados por Sua Alteza, o Príncipe Aga Khan no seu discurso de aceitação deste título e onde referiu as 103 nacionalidades presentes no corpo de estudantes da NOVA, que comprovam esse pluralismo.  “Os vossos princípios estão incorporados no vosso lema – “toda a cidade dividida contra si mesma, não permanecerá” – O mundo faria bem em adotá-lo. “ referiu Sua Alteza.

“Agora que Sua Alteza é membro da nossa comunidade académica … o meu desejo é que possa considerar Lisboa e, em especial, a Universidade NOVA como um parceiro na construção de um mundo melhor com mais conhecimento, mais cultura, mais desenvolvimento social e, acima de tudo, com mais paz para os homens e mulheres de boa vontade” foi a mensagem deixada pelo reitor da NOVA, Professor António Rendas, na conclusão desta cerimónia de doutoramento Honoris Causa.

Veja as fotos: