pixel Projeto sobre “as estratégias dos decisores políticos” é o vencedor do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/ Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

Como os decisores políticos legitimam as suas escolhas em termos de políticas públicas junto da opinião pública

Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta-NOVA

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa que festejou agora 10 anos desde a sua I Edição, em 2007, será atribuído hoje, premiando desta vez a cooperação entre as áreas da Ciência Política, da Filosofia e da Computação.

O grande vencedor de 2017 é o projeto A Política dos constrangimentos: Estratégias discursivas num jogo a três níveis. Tendo como investigadores principais, Catherine Moury (IPRI-FCSH), Dima Mohammed (IFILNOVA-FCSH) e João Leite (NOVA LINCS-FCT), reúne cientistas políticos e investigadores da argumentação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) com cientistas na área da computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Esta multidisciplinaridade permitiu desenvolver uma metodologia inovadora que analisa tanto qualitativa como quantitativamente o discurso argumentativo. A intenção é avançar o conhecimento nestes três campos (Ciência Política, Argumentação e Computação) e criar oportunidades para construir futuras colaborações interdisciplinares.

Na investigação premiada procura determinar-se como os decisores políticos – em Portugal, França e Espanha – legitimam as suas escolhas em termos de políticas públicas junto da opinião pública, num momento em que os governos estão fortemente constrangidos por atores internacionais, nomeadamente pela União Europeia e os mercados financeiros.

Adicionalmente, o estudo procura perceber se, e como, os políticos conciliam discursos como “não há alternativa”, que dão a ideia de que os mesmos estão desprovidos de poder e não conseguem fazer a diferença, com a legitimação política da sua função. No projeto, é estudado ainda como é que os atores não-governamentais, como os sindicatos, interagem discursivamente com os governos nestas circunstâncias. Finalmente, analisa-se como os “cidadãos comuns” percecionam e discutem argumentos apresentados por atores políticos.

A cerimónia de entrega do prémio, terá lugar na Reitoria da NOVA, contando com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, assim como do Reitor da NOVA, António Rendas, e do Presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro.

Saiba mais sobre o Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa e os vencedores de edições anteriores.