pixel Projeto sobre influência do stress na tomada de decisão vence Prémio Santander/ NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Prémio foi entregue durante o NOVA Science Day.

Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/ Universidade NOVA de Lisboa 2017/18

O projeto Stress-induced neuroinflammation: mechanisms and implications for decision-making and performance”, é o vencedor da 11ª edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa, na área das Ciências da Vida. O projeto é da autoria da investigadora Raffaela Gozzelino (NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas), em colaboração com a investigadora Ana Margarida Grenho Ferreira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e o investigador Pedro Neves (NOVA School of Business and Economics).

O Prémio foi hoje atribuído pelo Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, e pelo Presidente Executivo do Banco Santander Totta, Dr. António Vieira Monteiro, numa cerimónia na Reitoria inserida na primeira edição do NOVA Science Day.

O trabalho premiado procura determinar a forma como os processos neurológicos podem explicar as tomadas de decisão das pessoas, nomeadamente em situações de stress, estudando-se particularmente a influência do ferro nesse processo. O projeto teve como ponto de partida estudos laboratoriais com ratinhos, nos quais se verificou que os animais, quando estão mais stressados, têm um comportamento mais agressivo, acabando por ficar com uma acumulação de ferro no córtex pré-frontal do cérebro, zona dos comportamentos e das tomadas de decisões.

A intenção agora é estudar esse fenómeno no ser humano, integrando os processos biológicos e psicológicos para determinar também a forma como a dimensão social influi nesses processos de tomada de decisão, de forma a ter uma fotografia completa sobre o modo como as pessoas lidam com o stress. De acordo com a investigadora Raffaela Gozzelino, «este é um dos primeiros estudos que consegue integrar todas essas vertentes. O Prémio Santander Totta/ Universidade NOVA de Lisboa favorece a continuação deste estudo para fortificar os resultados que já temos e começar a trabalhar o ponto de vista mais social».

Saiba tudo sobre esta investigação na voz dos investigadores distinguidos:

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa visa distinguir projetos de investigação a desenvolver por investigadores júniores da Universidade NOVA de Lisboa envolvendo, pelo menos, duas das unidades de ensino da Universidade.

Confira todos os projetos distinguidos nas 11 edições desta iniciativa.