pixel Reitor da NOVA no IV Encontro Internacional de Reitores Universia em Salamanca – 21 e 22 de maio | Universidade NOVA de Lisboa

O Rei de Espanha, Don Felipe de Bourbon, e o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, irão presidir à inauguração deste encontro onde se debaterá a Universidade no século XXI.

IV Encontro Internacional de Reitores Universia

O Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, vai estar presente no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, que terá lugar em Salamanca nos dias 21 e 22 de maio.

O encontro, que reúne mais de 700 reitores e representantes académicos de todo o mundo, personalidades da política e de instituições nacionais e internacionais, contará com a presença do Rei de Espanha, Don Felipe de Bourbon, e do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração do encontro. A acompanhá-los estarão, entre outras personalidades, o Secretário-Geral da OCDE, Ángel Gurría, e a Presidente da Universia e do Banco Santander, Ana Botín.

"Universidade, Sociedade e Futuro" será o tema em destaque neste encontro, centrando-se em três eixos temáticos: "Formar e aprender num mundo digital", "Investigar na Universidade, um paradigma em revisão?" e "A contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial". Entre os oradores, destacam-se figuras como Pam Fredman, Presidente da International University Association, María José Alonso, Catedrática da Universidade de Santiago de Compostela e membro da National Academy of Medicine dos EUA, e Leila Janah, fundadora e CEO da Samasource e LXMI, empresas cuja missão é acabar com a pobreza mundial.

As conclusões do debate ficarão registadas na "Declaração de Salamanca", com o compromisso das autoridades e reitores assistentes para que a Universidade avance, através de ações concretas, em consonância com as necessidades da sociedade do século XXI. Este encontro coincide também com o VIII Centenário da Universidade de Salamanca.

A sessão de encerramento será presidida por Ana Botín, acompanhada pelo Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy.

O debate poderá ser acompanhado em streaming, através das redes sociais ou no site oficial do encontro.