pixel IV Jornadas Científicas NOVAsaúde destacaram o papel das colaborações externas nas organizações | Universidade NOVA de Lisboa

Evento teve lugar na Reitoria da NOVA e contou com a presença de oradores nacionais e internacionais.

IV Jornadas NOVAsaúde

As IV Jornadas Científicas NOVAsaúde tiveram lugar na Reitoria da NOVA no dia 7 de novembro, tendo estado em destaque o tema "How external collaborations contribute to efficiency and innovation?"

As colaborações externas têm assumido um papel relevante na sustentabilidade de qualquer organização. Com o propósito de gerar uma plataforma de conhecimento através das colaborações externas da Universidade NOVA de Lisboa, o evento contou com um painel de convidados que partilharam a sua experiência e apresentaram estratégias de desenvolvimento da investigação com diferentes stakeholders.

Destacamos a apresentação do Professor Marc Craps, da KU Leuven, sobre colaboração transdisciplinar para um futuro sustentável, na qual evidenciou a importância de perceber a natureza complexa da realidade de forma a envolver diferentes disciplinas científicas, com vista à criação de sinergias que resultem em soluções sustentáveis nas organizações. Nas palavras do orador, «se queremos ter impacto na sociedade, não podemos ter a ilusão que o podemos fazer sozinhos».

O Professor Luís Almeida Costa (Nova SBE), que esteve também presente, abordou a Competição e Cooperação e completou a ideia da relevância das colaborações externas através da descrição das novas formas de criação de valor por parte das empresas. Numa breve intervenção, Luís Almeida Costa cativou a audiência esclarecendo que hoje em dia a estratégia das empresas não passa pelo posicionamento no mercado do produto, mas na identificação das competências distintivas (ativos valiosos) e na sua respetiva capitalização, que pode passar precisamente por uma atuação noutros segmentos de mercado ou mesmo fora deste.

As Jornadas Científicas da NOVAsaúde realizam-se anualmente e consistem num encontro de um dia dedicado à investigação em saúde produzida dentro da Universidade NOVA de Lisboa e também em colaboração externas.

Consulte o programa completo destas Jornadas Científicas.