pixel NOVA Desporto conquista várias medalhas de ouro em Campeonatos Nacionais Universitários de diversas modalidades | Universidade NOVA de Lisboa

Equipas alcançaram o primeiro lugar em cinco modalidades diferentes e conseguiram ainda arrecadar medalhas de prata e bronze.

Equipa de Surf da NOVA celebra vitória no Campeonato Nacional

Ao longo do último mês as equipas de desporto da Universidade NOVA de Lisboa participaram em Campeonatos Nacionais Universitários de diversas modalidades, tendo-se destacado nas provas de Surf, Natação Piscina Longa, Karaté, Triatlo, Esgrima, Floorball, Golfe e Corfebol nas quais conquistaram várias medalhas.

No Campeonato Nacional de Surf, que decorreu no dia 27 de Maio na Costa da Caparica, a NOVA conquistou quatro medalhas, duas de ouro e duas de prata. No escalão feminino Inês Martins alcançou o ouro e Beatriz Burgos a prata, enquanto no escalão masculino João Kopke e Kristian Sousa obtiveram resultados semelhantes com a conquista do 1º e 2º lugar respetivamente. Estes resultados, aliados à participação de uma comitiva de 14 atletas, permitiram ainda à NOVA arrecadar o primeiro lugar coletivo.

Os atletas da NOVA surpreenderam também na Natação Piscina Longa, onde somaram mais quatro medalhas de ouro. No campeonato, que decorreu no dia 11 de junho em Coimbra, a aluna Catarina Sequeira dominou no estilo de bruços em 50 e 100 metros, enquanto Francisca Azevedo liderou nos 400 metros livres e 100 metros costas. Com o sucesso alcançado neste último estilo, a atleta quebrou também o Record Nacional Universitário.

Na prova de Karaté no dia 28 de maio em Évora, os quatro atletas representantes da NOVA conseguiram todos alcançar medalhas. Na final de -75 kg, disputada totalmente por alunos da NOVA, Rodrigo Pina arrecadou o ouro e Miguel Diz a prata. Já os alunos Raquel Simão e João Xavier levaram ambos a medalha de bronze nas respetivas categorias, -61 kg e -60 kg. O desempenho dos atletas garantiu ainda o acesso ao Campeonato Europeu Universitário, que terá lugar em Coimbra no mês de julho.

A NOVA subiu também ao pódio na prova de Triatlo, que decorreu no dia 10 de junho em Peniche, com a conquista do primeiro lugar por Diogo Silva. A comitiva de cinco atletas alcançou ainda o segundo lugar na classificação coletiva.

A Esgrima é outra das modalidades em evidência com a conquista da medalha de ouro pelo aluno André Vaz, na categoria “Espada”.

Destaque ainda para a prestação notável da equipa de Floorball que conquistou o segundo lugar no dia 1 de junho, no Porto.

A NOVA Desporto esteve ainda no sul do país nos dias 17 e 18 de junho, no Campeonato Nacional Universitário de Golfe. Nesta modalidade o aluno Sérgio Francisco alcançou o terceiro lugar, o mesmo que a equipa conseguiu na classificação coletiva. A NOVA conseguiu ainda outra medalha de bronze na competição de Corfebol, que teve lugar no dia 25 de maio em Aveiro.