pixel Um milhão de Euros para estudar o papel dos metais na biologia atribuídos ao ITQB NOVA e Universidades de Berlim e Florença | Universidade NOVA de Lisboa

Twin to Illuminate Metals in Biology and Biocatalysis through Biospectroscopy

A União Europeia atribuíu um financiamento Twinning de 994.000 Euros ao projeto “Twin to Illuminate Metals in Biology and Biocatalysis through Biospectroscopy” (TIMB3) que vai estudar o papel dos metais na biologia e contribuir para converter este conhecimento em aplicações práticas.

O TIMB3  junta o ITQB NOVA, o principal instituto de investigação de metaloproteínas em Portugal, com a Technical University of Berlin (TUB) e o  Consorzio Interuniversitario di Risonanze Magnetiche di Metallo Proteine (CIRMMP), localizado em Florença, instituições líderes mundiais na área de espectroscopia de ressonância magnética (CIRMMP) e espectroscopia vibracional. As ações previstas irão reforçar a visão comum dos três parceiros sobre o papel chave da bioespectroscopia para o estudo de metais em biologia.

A equipa do ITQB NOVA nesta parceria europeia é formada por Miguel Teixeira, líder do ITQB NOVA Laboratório de Metaloenzimas e Bioenergética Molecular e um dos coordenadores do projeto, os co-coordenadores Ricardo Louro e Smilja Todorovic, e as investigadoras Lígia Saraiva, Manuela Pereira, Inês Cardoso Pereira e Elin Moe.