pixel NOVA lança duas licenciaturas em 2018/2019 para responder às tendências do mercado | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA lança duas licenciaturas em 2018/2019 para responder às tendências do mercado

Licenciaturas em Ciências da Nutrição e em Matemática Aplicada à Análise de Risco juntam-se à oferta curricular de Licenciaturas e Mestrados já existente na NOVA. 

NOVA lança duas novas licenciaturas

A Universidade NOVA de Lisboa vai ter duas novas licenciaturas já no ano letivo 2018/2019. Estes dois cursos juntam-se à oferta curricular de licenciaturas e mestrados integrados já existente em seis escolas da NOVA num total de 40 cursos aos quais os estudantes que terminaram o Ensino Secundário se podem candidatar desde o dia 18 de julho. Esta oferta abrange uma diversidade de áreas que inclui as Ciências e Engenharias, Ciências Sociais e Humanidades, Economia e Gestão, Medicina e Nutrição, Direito e Sistemas e Gestão de Informação.

As duas novas licenciaturas, uma na área da saúde alimentar e a outra na área da matemática, procuram dar resposta às tendências emergentes no mercado de trabalho e também à falta de oferta semelhante na região.

Licenciatura em Ciências da Nutrição na NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

A NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas introduz na sua oferta letiva uma licenciatura totalmente dedicada à alimentação e à sua respetiva importância na saúde. Depois de ser pioneira em Portugal na inclusão de uma disciplina de Nutrição no plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina (“Nutrição e Metabolismo”, oferecida no 1º ano do curso), a NMS|FCM avança agora com a licenciatura de Ciências da Nutrição para responder às necessidades de formação nesta área.

O ensino das Ciências da Nutrição na NMS|FCM, em partilha com boa parte do ensino da Medicina, é uma aposta forte para a aquisição de competências práticas ao nível da formação de diagnóstico e de estratégias de intervenção eficazes.  O curso, lecionado numa escola médica, é liderado por uma equipa de docentes com mais de vinte anos de experiência no ensino e investigação universitários.

A licenciatura em Ciências da Nutrição está organizada em quatro anos, num total de oito semestres curriculares, incluindo um semestre de estágio no último ano.

Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão de Risco na Faculdade de Ciências e Tecnologia

O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia lança a Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão de Risco com o objetivo de responder às exigências do mercado de trabalho por especialistas em técnicas de análise de risco e dotar os alunos de uma formação em áreas mais aplicadas da Matemática.

O curso procura distinguir-se de outros semelhantes através de uma estrutura que vai ao encontro das exigências reconhecidas internacionalmente por profissionais em análise de risco, aliando conhecimentos de matemática aplicada a conceitos das áreas de economia e informática. Através desta formação, a nova licenciatura compromete-se a uma integração rápida no mercado de trabalho dos profissionais em análise de risco e a uma preparação essencial para ciclos mais avançados de estudos, nomeadamente em Mestrados e Doutoramentos na FCT NOVA.

A Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão de Risco tem a duração de três anos, num total de seis semestres. As saídas profissionais incluem posições em áreas como a banca, seguros, segurança social, fundos de pensões, finanças e economia.               

Conheça em detalhe todas as Licenciaturas e Mestrados Integrados disponíveis no ano 2018/2019 através do Guia de Cursos ou consulte os websites das seis escolas da NOVA com oferta destes ciclos de estudo:

Em caso de dúvidas sobre o acesso ao Ensino Superior, a Direção-Geral do Ensino Superior, em colaboração com a NOVA, disponibilizam na Reitoria um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) durante os três períodos de candidatura.