pixel NOVA lidera iniciativa de inovação agrícola em Elvas | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA lidera iniciativa de inovação agrícola em Elvas

Assinatura de protocolo para implantação do Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect teve lugar em Elvas a 15 de maio, Dia do Agricultor.

Dia do Agricultor 2018

A Universidade NOVA de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Câmara Municipal de Elvas assinalaram o dia 15 de maio, Dia do Agricultor, com a assinatura de um protocolo para implantação do InnovPlantProtectum laboratório colaborativo de inovação agrícola. A iniciativa liderada pela NOVA  contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do Reitor da Universidade NOVA, Professor João Sàágua, e do Presidente do INIAV, Nuno Canada.

Em entrevista ao programa da RTP 'Bom Dia Portugal', a Professora Isabel Rocha, Pró-Reitora da NOVA, falou sobre os objetivos do laboratório colaborativo InnovPlantProtect.:

A competitividade do setor agrícola implica uma constante incorporação de inovação e de transferência do conhecimento para os produtores agrícolas, permitindo produzir mais e melhor, com uma gestão cada vez mais sustentável dos recursos disponíveis. Neste sentido, a Universidade NOVA de Lisboa, em colaboração com o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas tomaram a iniciativa de criar, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do INIAV, em Elvas, o Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect, que conta como associadas outras oito Entidades de referência no panorama agrícola nacional - Anpoc, Anpromis, Bayer, Casa do Arroz, Cebal, Fertiprado, Fnop e Syngenta.

O objetivo deste Laboratório Colaborativo é desenvolver soluções inovadoras de base biológica para a proteção das culturas mediterrânicas, sementes e produtos pós-colheita, com especial relevo para as pragas e doenças emergentes, e desenvolver novos métodos de detecção e rastreio de pragas e doenças.

O Laboratório desenvolverá os seus processos e produtos tecnológicos numa lógica de mercado, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Consulte o programa completo do Dia do Agricultor.