pixel Tomada de Posse: seis novos membros em diferentes órgãos da Universidade, incluindo os Diretores da NOVA Direito e NOVA IMS | Universidade NOVA de Lisboa

Um Pró-Reitor, dois Diretores de Faculdade, um Presidente de Conselho Científico, a Provedora do Estudante e o Presidente do Conselho de Disciplina tomaram hoje posse numa cerimónia na Reitoria.

O Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, deu hoje posse a vários membros que irão ocupar diferentes cargos no seio da Universidade. São eles:

• Professor José Alferes, enquanto Pró-Reitor da NOVA;
  • Professora Mariana França Gouveia, enquanto Diretora da Faculdade de Direito da NOVA;
  • Professor Pedro Manuel Saraiva, enquanto Diretor da NOVA Information Managament School;
  • Professor Jorge Bacelar Gouveia, enquanto Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Direito da NOVA;
  • Professora Maria Graça Martinho, enquanto Provedora do Estudante;
  • Professor João Zenha Martins, enquanto Presidente do Conselho de Disciplina da NOVA.

A cerimónia de tomada de posse teve lugar na Sala do Senado da Reitoria da NOVA e contou com a presença de vários membros da comunidade académica, amigos e familiares.

Durante a cerimónia, o Reitor da NOVA agradeceu aos membros que tomaram posse «a disponibilidade em servir a instituição em diversas circunstâncias, todas elas muito necessárias».

No seu discurso de tomada de posse enquanto Diretora da Faculdade de Direito da NOVA, a Professora Mariana França Gouveia destacou o lema da sua candidatura, ‘o jurista da NOVA é antítese do burocrata’, para justificar o objetivo de «contribuir para a melhoria das condições de vida dos portugueses através da criação de riqueza com recurso à inovação, competência e internacionalização».

Já o Professor Pedro Manuel Saraiva, que veio da Universidade de Coimbra diretamente para ocupar o cargo de Diretor da NOVA IMS, agradeceu o acolhimento e a ousadia por lhe ter sido dada esta oportunidade. Referiu ainda que nos próximos quatro anos pretende levar a cabo a «consolidação do que já foi conseguido nos últimos 30 anos, mas não estagnando» e enfatizou a importância da trilogia «corpo docente competente, staff de qualidade e estudantes brilhantes» para a prossecução da excelência da escola.

O Professor José Alferes, por seu turno, chamou a atenção para a transformação do papel do Homem e do emprego por ação das tecnologias digitais, alertando que o seu objetivo passa por «afirmar a NOVA como criadora do conhecimento que gera e prepara para essa transformação digital, uma missão que deve abarcar todas as áreas e envolver todas as unidades orgânicas».

A Professora Graça Martinho agradeceu também a confiança nela depositada para o cargo de Provedora do Estudante referindo que o «direito dos estudantes à reclamação é um direito de cidadania e que o direito à resposta é um dever da Universidade».

Na última intervenção da cerimónia, o novo Presidente do Conselho de Disciplina, Professor João Zenha Martins, agradeceu o privilégio desta nova forma de servir a Universidade e referiu que o seu objetivo passa pela «prossecução do sentido de equilíbrio e justiça» que tem caraterizado a ação do Conselho de Disciplina.