Investigador da FCT NOVA recebe bolsa ERC para criar superfícies transparentes e inteligentes | Universidade NOVA de Lisboa

Investigador da FCT NOVA recebe bolsa ERC para criar superfícies transparentes e inteligentes

Pedro Barquinha, formado em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (FCT NOVA) e atualmente Professor Auxiliar do Departamento de Ciência dos Materiais da FCT NOVA e investigador do CENIMAT/I3N, recebeu uma Starting Grant do European Research Council (ERC) para o projeto "TREND - Transparent and flexible electronics with embedded energy harvesting based on oxide nanowire devices".

Este projeto pretende criar superfícies flexíveis e transparentes verdadeiramente inteligentes, com capacidade de processamento de informação e auto-alimentadas. Tal será feito usando nanocircuitos baseados em nanofios de óxidos multicompostos, partindo de materiais sustentáveis e recicláveis, com processamento a baixa temperatura e compatível com produção em larga escala.

O TREND abrange variadas áreas da ciência e da engenharia, desde os materiais, passando pela química, física até à eletrónica, e o seu desenvolvimento potenciará fascinantes produtos em áreas como a eletrónica de consumo ou mesmo wearables para aplicações médicas.

As Starting Grants do European Research Council destinam-se a encorajar os mais promissores jovens investigadores a nível europeu na construção da sua carreira e independência científica. O financiamento é de 1.5 milhões de euros, durante 5 anos.

Esta é a sexta bolsa ERC atribuída a um docente da FCT NOVA. O Professor Pedro Barquinha junta-se assim aos Professores Elvira Fortunato, Rodrigo Rodrigues, Cecília Roque, Isabel Ferreira e Luís Pereira.

Notícias relacionadas:

Fonte: FCT NOVA