Investigador da FCT/NOVA recebe bolsa ERC Starting Grant | Universidade NOVA de Lisboa

Investigador da FCT/NOVA recebe bolsa ERC Starting Grant

Luís Pereira, Professor Auxiliar do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e membro do CENIMAT/I3N, recebeu uma Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para o projecto denominado "New era of printed paper electronics based on advanced functional celulose – NewFun".

Esta bolsa representa um financiamento por parte do ERC que rondará um milhão e meio de euros para os próximos cinco anos, o que permitirá desenvolver novos nanocompósitos de celulose e óxidos para aplicação em dispositivos electrónicos. "Um dos desafios em criar "electrónica" em papel passa pelos materiais que são usados como semicondutores (normalmente orgânicos), que requerem passivação dos substratos antes da sua deposição e camadas de encapsulamento, o que dilui a vantagem de usar o papel como substrato", explica o investigador.

"Pretendo desenvolver compósitos de celulose/óxidos semicondutores que possam ser impressos em cima de substratos de papel, de modo a criar camadas activas de dispositivos electrónicos. Os óxidos semicondutores são mais estáveis, quer em contacto com a celulolose, quer perante os factores ambientais. O trabalho pioneiro desenvolvido aqui CENIMAT/I3N já demonstrou que transístores baseados em óxidos semicondutores podem ser feitos em papel, com excelente desempenho eléctrico, sem necessidade de preparação prévia da superfície nem de camadas de encapsulamento complexas, como as normalmente requeridas para os semicondutores orgânicos" salienta Luís Pereira.

O ERC tem como estratégia apoiar a investigação de excelência na Europa, financiando investigadores de qualquer nacionalidade, idade ou área científica, que desenvolvam a sua actividade em estados membros da União Europeia. As ERC Starting Grants são destinadas a investigadores em início de carreira e têm um valor médio entre um milhão e meio a dois milhões de euros, para um período de cinco anos. Esta é a sexta ERC Starting Grant do concurso de 2014 atribuída a investigadores que trabalham em Portugal, sendo a ánica na área da Engenharia e Processos. Já tinham sido atribuídas cinco na área das Ciências da Vida, incluindo a recebida pela Professora Cecília Roque também da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Tendo em conta que também a Professora Isabel Ferreira foi contemplada com uma ERC Consolidator Grant, foram três as bolsas atribuídas pelo ERC no concurso de 2014 a investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, dois deles do Departamento de Ciência dos Materiais.