pixel Investigador da NOVA distinguido com o Prémio Científico IBM | Universidade NOVA de Lisboa

Investigador da NOVA distinguido com o Prémio Científico IBM

O investigador Matthias Knorr, doutorado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, é o vencedor da 26.ª edição do Prémio Científico IBM, sendo a sexta vez que um trabalho de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA é distinguido com este Prémio.

A investigação de Matthias Knorr visa dar mais um passo na área da inteligência artificial, mais especificamente na Representação de Conhecimento e Raciocínio (RCR), e da Web Semântica, através da utilização inteligente de informação estruturada e distribuída pela Web, capacitando os sistemas com um vasto conhecimento sobre o mundo. O jári do Prémio Científico IBM 2015, constituído por um grupo de elevado prestígio nacional e internacional das principais áreas do conhecimento, decidiu atribuir o prémio ao investigador da NOVA pela abordagem original do seu trabalho, cientificamente bem fundada e com repercussões no tratamento de complexos sistemas ontológicos.

A IBM Portugal instituiu o Prémio Científico em 1990, com a finalidade de distinguir trabalhos nos mais diversos domínios do conhecimento, aplicados às Ciências da Computação e Tecnologias de Informação. Pretende-se motivar jovens investigadores portugueses a divulgarem os seus projetos, fomentando o relacionamento entre as comunidades empresarial, académica e de investigação científica.