pixel Investigadora da NOVA premiada por usar física para tratar cancro do pulmão | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadora da NOVA premiada por usar física para tratar cancro do pulmão

Ana Sofia Silva, aluna do programa doutoral MIT Portugal na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT/NOVA), foi distinguida com o prémio de melhor tese de doutoramento, intitulada de "Multifunctional nano-in-micro formulations for lung cancer theragnosis". O prémio bienal, atribuído pela International Society for the Advancement of Supercritical Fluids para distinguir os melhores trabalhos desenvolvidos pelos recentes doutorados, foi entregue durante o 16.º Encontro Europeu de Fluidos Supercríticos em Esse, Alemanha, a 11 de maio de 2016.

O projeto de doutoramento da Ana Sofia Silva foi desenvolvido na FCT/NOVA no laboratório Polymer Synthesis and Processing da unidade de investigação LAQV-REQUIMTE, sob a supervisão de Ana Aguiar-Ricardo, Professora Catedrática no Departamento de Química na FCT/NOVA. O trabalho de investigação foi realizado em colaboração com o grupo de Biomaterials and Tissue Engineering da Universidade da Beira Interior (UBI), CICS, sob a supervisão de Ilídio Correia, Professor Auxiliar na UBI.

A tese de Ana Sofia Silva propõe uma nova abordagem terapêutica para o cancro do pulmão, o tipo de cancro mais comum e mortal em todo o mundo. Apesar dos avanços clínicos e tecnológicos, a maioria dos pacientes é diagnosticada tardiamente com doença local ou metastizada. Os dados atuais indicam que 86% dos pacientes com cancro do pulmão morrem no espaço de dois anos, enquanto apenas 14% sobrevive durante cinco anos.

As terapias para o cancro do pulmão são ineficientes, uma vez que os agentes terapêuticos não chegam à zona mais profunda do pulmão. As terapias devem ser agressivas o suficiente para combater a doença, mas evitar os efeitos colaterais que podem ter um impacto negativo na saáde do paciente. A administração localizada de fármacos tem-se mostrado promissora no tratamento do cancro do pulmão. Assim sendo, a engenharia de partículas tem sido combinada com a administração pulmonar com o objetivo de desenvolver novos sistemas potencialmente efectivos na utilização de fármacos na zona específica do cancro do pulmão. As partículas a serem usadas para administração pulmonar devem apresentar diâmetros aerodinâmicos entre os 0.5 e 5 m. Partículas mais pequenas podem falhar na deposição e serem expelidas enquanto partículas maiores têm tendência a acumular-se na boca e na garganta.

Mais informação: http://www.fct.unl.pt/noticias/2016/05/ana-silva-ganha-premio-atribuido-pela-international-society-advancement-supercritical-fluids