pixel José de Mello Saúde e Universidade NOVA de Lisboa criam Associação para o Estudo do Biodireito | Universidade NOVA de Lisboa

A José de Mello Saáde (JMS) e a Universidade NOVA de Lisboa, através da sua Faculdade de Direito, lançaram a ABIO – Associação para o Estudo do Biodireito (ABIO), no âmbito do Consórcio TAGUS TANK (Tagus Academic Network for Knowledge), criado a 8 de março de 2016. A ABIO é uma importante componente do consórcio constituído entre a NOVA, a CUF e a JMS.

A ABIO, uma associação sem fins lucrativos irá dedicar-se à investigação, ao ensino e à divulgação deste ramo do Direito, competindo-lhe, designadamente, a organização de ações de formação em Biodireito, mas também a realização de congressos, colóquios, seminários ou outras atividades similares, assim como o incentivo à participação dos seus associados em iniciativas do mesmo tipo, em Portugal ou no estrangeiro. Para além disso, a nova Associação irá promover a investigação científica nas áreas inseridas no seu objecto, assim como a publicação e divulgação de textos resultantes da formação ou da investigação realizadas, podendo ainda efetuar consultoria a entidades páblicas ou privadas. Finalmente, a ABIO irá conceder subsídios de investigação e de bolsas de estudo, colaborando com outras entidades nacionais e internacionais em estudos ou ações de formação, constituindo e desenvolvendo um Centro de Documentação.

A ABIO conta com a JMS e com a NOVA como associados fundadores, mas está aberta a novos associados aderentes que podem ser pessoas coletivas ou singulares, tais como docentes da NOVA, que se dediquem ao estudo do Biodireito ou pessoas ou entidades, de reconhecido mérito, nas matérias que sejam objecto de estudo por parte da Associação.

Mais informações sobre o TAGUS TANK.