pixel Lançamento de Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão em Portugal – The Discoveries Centre | Universidade NOVA de Lisboa

Foi recentemente apresentado, no Porto, um novo grande centro de investigação de excelência que terá sede em Portugal, o The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine que resulta de parceria entre 5 Universidades Portuguesas e uma Universidade Inglesa e poderá ter um efeito estruturante na ciência Portuguesa.

O The Discoveries Centre pretende focar-se em investigação multidisciplinar que será traduzida em métodos inovadores para serem aplicados na prevenção e tratamento de doenças Másculo-esqueléticas, Neuro-degenerativas e Cardiovasculares. O centro resulta de uma parceria, entre cinco Universidades Portuguesas (Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade NOVA de Lisboa) e uma Universidade líder Mundial em Ciências e Tecnologias da Saáde, a University College London (UCL), do Reino Unido. Todas estas Universidades têm uma forte e reconhecida atividade nesta área de investigação. O projeto conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), coordenadora da proposta, e das Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDRs) do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

O novo centro de excelência terá sede no Minho (AvePark) e campi no Porto, Aveiro, Lisboa e um campi de suporte no centro de Londres. A criação deste centro poderá dar origem muito rapidamente ao maior e mais produtivo centro de investigação baseado em Portugal e deverá também ter condições ánicas para atrair talento científico internacional.

A criação do centro envolve alguns dos melhores centros e institutos de investigação Portugueses, todos classificados como Excelentes ou Excecionais pela FCT, reunindo numa ánica proposta um conjunto de centros e cientistas de excelência que seria muito difícil reunir em qualquer outra área científica em Portugal. A proposta é coordenada cientificamente por Rui L. Reis Vice-Reitor da Universidade do Minho e Diretor do ICVS/3B's. Rui L. Reis é atualmente o Presidente Mundial da TERMIS (Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society, com membros de 85 Países) e CEO do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa.

Estão envolvidos na preparação do centro dezenas de cientistas de renome, destacando-se Rui L. Reis, Nuno Sousa e Manuela Gomes (ICVS/3B's da UMinho), Joaquim Sampaio Cabral (IBB da ULisboa), Carmo Fonseca (IMM da ULisboa), Arlindo Oliveira e João Pedro Conde (INESC-ID e INESC-MN da ULisboa), António Jacinto (CEDOC da NOVA), Manuel Carrondo e Paula Alves (ITQQ/IBET), Mário Barbosa, João Relvas e Pedro Granja (I3S da UPorto), João Rocha e Maria Helena Fernandes (CICECO da UAveiro) e Manuel Santos e Odete Silva (iBiMED da UAveiro). Pela parte da UCL estão envolvidos, entre outros, Jonathan Knowles, Ivan Wall, Richard Day, Giampietro Schiavo, Andreas Schatzlein, Vivek Mudera and Tim McHugh, e os seguintes Institutos, Faculdades e Entidades: Eastman Dental Institute and Hospital, National Hospital for Neurology and Neurosurgery and Institute of Neurology, School of Pharmacy, School of Engineering, UCL Institute of Biomedical Engineering, UCL Hospitals, UCL Enterprise, UCL Business e o TRO- Translational Research Office. A preparação da proposta conta ainda com o apoio da SPI- Sociedade Portuguesa de Inovação.
Esta parceria irá apresentar uma candidatura à Comissão Europeia para apoio ao lançamento do Centro, que poderá permitir a constituição de um dos maiores e produtivos centros de investigação baseados em Portugal, que terá certamente um efeito estruturante para a ciência Portuguesa.

Prevê-se que o centro possa dispor de um financiamento base mínimo de 60 MEuros para os primeiros 7 anos de atividade, a que acrescerão as verbas próprias conseguidas em concursos e contratos.

Com uma forte visão translacional, de proteção de propriedade intelectual, de empreendedorismo e comercialização, o novo centro de excelência irá contribuir para o aumento da competitividade do setor da biomedicina, e irá estimular, de forma geral, o emprego científico altamente qualificado e o crescimento económico a vários níveis.