pixel Programa de doutoramento «Improving Quality of Care in Europe» financiado em 3,9 milhões de Euros pela União Europeia | Universidade NOVA de Lisboa

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em conjunto com cinco universidades europeias (Hamburg University, York University, University of Southern Denmark, Bocconi University e Erasmus University Rotterdam) e o fabricante global de dispositivos médicos St. Jude Medical Inc. atraíram financiamento da UE no valor de 3,9 milhões de Euros para implementar um novo programa doutoral que se debruçará sobre a melhoria dos cuidados de saáde na Europa.

O concurso ganho pelo consórcio faz parte das redes Innovative Training Networks, das ações Marie Skłodowska-Curie, que promovem a investigação transnacional e interdisciplinar no contexto do Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE.

A taxa de sucesso deste concurso foi de apenas 7% a nível europeu, refletindo a sua elevada competitividade que decorre do enorme prestígio associado a estas ações.

Os resultados da investigação do programa doutoral terão como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade e do desempenho dos sistemas de saáde europeus. A relevância prática dos projetos de investigação será assegurada pela participação ativa de parceiros não-académicos tais como entidades nacionais de sistemas de saáde páblicos e prestadores de cuidados de saáde páblicos e privados. Este programa tem como parceiro nacional a Administração Central do Sistema de Saáde, I.P.

A partir do Verão de 2017, 15 estudantes de doutoramento darão início aos seus projetos de investigação e a um programa de formação interdisciplinar ministrado pelas várias universidades parceiras. O doutoramento, com a duração de três anos, incluirá disciplinas nucleares como Epidemiologia, Microeconomia e Desenho Experimental da Investigação assim como cadeiras para o desenvolvimento de competências transversais e de apoio à empregabilidade tais como gestão pessoal e de tempo, liderança e comunicação.

Nas palavras do responsável pela participação da Nova SBE neste projeto, o Professor de Economia e Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros, "Para as universidades envolvidas, este programa oferece uma oportunidade inestimável de promover o talento dos seus jovens investigadores. Adicionalmente, abre um novo caminho para o estabelecimento de novas parcerias com outras instituições internacionais ao nível da investigação em saáde, uma área primordial para Portugal e para a Europa."

publicada 20.maio.2016