pixel Projeto sobre os carrilhões de Mafra vence Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta / NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Projeto sobre os carrilhões de Mafra vence Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta / NOVA

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa 2015/2016 foi atribuído à equipa dos investigadores Vicent Debut (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e Rui Silva (Faculdade de Ciências e Tecnologia) com o projeto "Singing bronze: material sciences and acoustic engineering advanced techniques toward the preservation of the Mafra carillon bells".

Constituindo um avanço notável em Ciências dos Materiais e Acástica Musical, esta investigação irá contribuir para a preservação dos carrilhões de Mafra. Esta importante herança cultural engloba um conjunto ánico de 102 sinos, que se apresentam como os dois maiores carrilhões do século XVIII sobreviventes na Europa.

O projeto vencedor integra dois grupos da NOVA com atividades de investigação complementares no âmbito deste projeto: a equipa liderada pelo Doutor Vincent Debut (INET-md, FCSH) possui vasta experiência nas áreas das Vibrações e Acástica, em particular na compreensão dos fenómenos físicos que dão origens aos sons musicais. O grupo dirigido pelo Professor Rui Silva (CENIMAT/I3N, FCT) tem vasta experiência nas áreas dos materiais, especificamente em técnicas de análise elementar e macroestrutural de metais.

A cerimónia de entrega do Prémio teve lugar no dia 2 de junho, no Palácio Nacional de Mafra, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor.

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander/Universidade NOVA de Lisboa visa distinguir Projetos de Investigação a desenvolver por Investigadores Juniores da NOVA e que envolvam, pelo menos, duas das Unidades Orgânicas da Universidade. O prémio, de periodicidade anual, contempla sucessivamente Projetos de Investigação no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida e Ciências Exatas e Engenharias, sendo atribuído em 2015/2016 na área das Ciências Exatas e Engenharias. O montante máximo a atribuir em cada edição será de 25.000 €.

Equipa Vencedora Edição 2015/2016 - Ciência Exatas e Engenharias
Coordenação
Vincent Debut, FCSH/NOVA, Investigador Principal (PhD)
Equipa
Rui Jorge Cordeiro Silva, FCT/NOVA, Investigador Responsável (PhD)
Carlos Jorge Mariano Miranda Dias, FCT/NOVA, Investigador (PhD)
Elin Maria Soares de Figueiredo, FCT/NOVA, Investigador (PhD)
Miguel Carvalho, FCSH/NOVA, Investigador (Doutorando)

Resumo do projeto
Os carrilhões de Mafra englobam um conjunto ánico de 102 sinos, que se apresentam como os dois maiores carrilhões do século XVIII sobreviventes na Europa. O objetivo final do projeto é contribuir para a preservação desta importante herança cultural, beneficiando dos avanços científicos de duas áreas que raramente se cruzam, as Ciências dos Materiais e a Acástica Musical. Baseado em técnicas de análise da física e das engenharias, o projeto permitirá determinar as composições elementares e microestruturas das ligas metálicas, bem como descrever com precisão a geometria, o comportamento vibratório e respetiva afinação de cada sino. Esta abordagem inovadora e interdisciplinar permitirá aprofundar a compreensão das técnicas de fundição da época, nomeadamente ao nível das ligas de bronze, perfis e afinação utilizados pelos dois fundidores que produziram estes carrilhões, e tornará possível a reconstrução virtual dos sons de um instrumento musical histórico. Constituindo um avanço notável em Ciências dos Materiais e Acástica Musical, esta investigação tem ainda um forte potencial para futuras aplicações na indástria sineira e na museologia virtual, e permitirá decisões mais informadas para o futuro restauro dos carrilhões.

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atualizado 06.setembro.2016