pixel Projetos | Universidade NOVA de Lisboa

Projetos

Workshop anual de Epidemiologia em parceria com a DGS

1º Workshop DGS/NOVA Epidemiologia 
2º Workshop DGS/NOVA Epidemiologia do Cancro – 8 jan 2016
3º Workshop DGS/NOVA Epidemiologia e saúde mental - 20 mai 2016
4º Workshop DGS/NOVA Epidemiologia do cancro (II) - 21 out 2016
5º Workshop DGS/NOVA Epidemiologia e doenças respiratórias - 23 fev 2018

Workshop anual de Genética

1º Workshop de Genética – 9 out 2015
2º Workshop de Genética – 30 mai 2016
3º Workshop de Genética – 2 out 2017

Jornadas NOVAsaúde

Encontro temático de um dia, dedicado a um tema específico do setor da saúde e que tem também como objetivo a divulgação das principais linhas de investigação desenvolvidas na área da saúde dentro da NOVA.
I Jornadas Científicas NOVAsaúde – 3 nov 2014
II Jornadas Científicas NOVAsaúde – 9 nov 2015
III Jornadas Científicas NOVAsaúde – 10 nov 2016
IV Jornadas Científicas NOVAsaúde – 7 nov 2017

Projeto AreMed - Áreas emergentes na educação médica: o estudo de caso da NOVA

As universidades têm o dever de estar à frente do tempo no pensamento sobre o que será relevante, em termos de formação. A 16 de janeiro de 2017  a universidade NOVA de Lisboa lançou a discussão sobre “A próxima geração de profissionais de saúde”,  numa sessão dos Encontros NOVAsaúde, iniciativa conjunta do Professor Doutor Pedro Pita Barros e do Professor António Rendas, à data Vice-Reitor e Reitor respetivamente.

Esta sessão pretendia trazer para a NOVA a discussão sobre o reforço da investigação na área da saúde  que está a ser realizada a nível europeu (European Commission’s Scientific Panel for Health). 
As  competências científicas  da NOVA na área da saúde vão desde a investigação em biomedicina até às políticas de saúde passando pelas tecnologias e a investigação clínica, mas esta sessão centrou-se sobretudo na profissão médica, uma vez que é a única das principais profissões da saúde que está presente na Universidade Nova de Lisboa ao nível da licenciatura e do mestrado integrado (Resumo da Sessão)  

Para além do reforço da investigação assumia-se  também que os profissionais da medicina teriam que desenvolver novas competências, relacionar-se com novas profissões ligadas à saúde e com carreiras profissionais repartidas entre diferentes instituições (eg. investigação,  entidade prestadora de cuidados de saúde, indústria, etc.).

As  singulares características de investigação e formação na área da saúde da NOVA conferem-lhe maior responsabilidade na antecipação das necessidades de formação dos profissionais saúde, particularmente dos médicos.

Neste sentido, a plataforma NOVAsaúde fez articular uma workforce para a produção de recomendações, atualmente liderada pelo atual Vice-Reitor, Professor Doutor José Fragata. A workforce é constituída por um grupo executivo de investigadores e um advisory group que reúne representantes de todas as áreas de investigação e formação na área da saúde da NOVA, bem como de representantes de organizações de prestação de cuidados de saúde. A questão inicial de investigação do estudo pretende identificar quais as áreas relevantes e emergentes na educação médica.

Health Parliament

Os deputados do Health Parliament Portugal continuam ativos. No dia 16 de janeiro de 2018, estiveram reunidos os parlamentares que vão trabalhar no eixo de aprofundamento científico que será coordenado pela Universidade Nova de Lisboa, pela liderança do Professor António Rendas.
Durante a reunião, a primeira dentro deste eixo de trabalho e que decorreu na sala do Senado da NOVA, os participantes presentes tiveram oportunidade de debater as recomendações que, de um ponto de vista científico, deverão ser aprofundadas.
Esta vertente de investigação e produção de conhecimento é mais um passo que permitirá contribuir para a saúde nacional.

Evento anual sobre inovação em saúde realizado em parceria com a Healthcare City

HDE: Health Discovery Experience

Concurso focado nas áreas estratégicas da NOVAsaúde destinado a estudantes, internos, docentes, investigadores e prestadores de cuidados de saúde da Universidade NOVA de Lisboa que tem como objetivo a aproximação dos esforços de investigação às questões mais importantes e concretas colocadas no terreno. Trata-se de um fórum onde ideias inovadoras podem ser apresentadas e discutidas. O primeiro concurso foi sobre Cuidados de Saúde Primários em parceria com o ACES Lisboa Central.

Divulgação de anúncios com interesse científico e académico

Se estiver interessado em pertencer à base de dados da NOVAsaúde inscreva-se aqui: Base de dados NOVAsaúde.

Estamos também presentes na rede social Facebook no grupo NOVAsaúde|NOVAhealth.