Reitor

António Rendas

António Manuel Bensabat Rendas é Reitor da Universidade Nova de Lisboa desde janeiro de 2007 tendo sido Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas entre 2010 e 2014.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, obteve o seu doutoramento em Patologia Experimental (hipertensão pulmonar) no Cardiothoracic Institute, Universidade de Londres, em 1977.

De 1974 a 1978 desenvolveu atividade de investigação na Universidade de Londres e na Harvard Medical School. Em 1979 regressou a Portugal iniciando a atividade letiva que mantém até hoje na Faculdade de Ciências Médicas da NOVA.

Na NOVA, foi Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Faculdade de Ciências Médicas, entre outros cargos.

Desempenhou várias outras funções de topo a nível nacional e internacional tais como Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Coordenador do Conselho Nacional de Ensino e Educação Médica da Ordem dos Médicos e é atualmente membro do Steering Committee da Network of Universities from the Capitals of Europe (UNICA).

Os seus interesses de investigação centram-se na fisiologia e fisiopatologia da respiração, avaliação biomédica do envelhecimento, educação médica com destaque para a aprendizagem por problemas e mapas conceptuais e administração universitária e indicadores de gestão. É autor ou co-autor de mais de 200 trabalhos entre comunicações, artigos científicos, livros e capítulos de livros.

Tem coordenado e participado em diversas consultorias nacionais e internacionais em áreas como a formação médica, ensino e investigação em medicina, introdução de métodos pedagógicos inovadores e desenvolvimento de redes de investigação biomédica.

António Rendas foi condecorado Chevalier de I'Ordre National du Mérite pela República Francesa e recebeu a medalha de D. Afonso Henriques de Mérito do Exército e a medalha de Ouro do Ministério da Saúde.