Ana Cardoso

Ana Cardoso

A Ana Cardoso é actualmente aluna de doutoramento da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Química Aplicada e é Mestre em Biotecnologia pela FCT/UNL.

Desde 2010, integra o grupo de Macromolecular Crystallography onde, em 2013, iniciou o seu doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O principal objectivo do seu trabalho é clarificar estruturalmente a inserção do cofactor de molibdénio (Moco) em apo-molibdoenzimas. Trabalha com diferentes chaperonas e transportadores do tipo ABC (ATP binding cassette), em colaboração com a Prof. Silke Leimkühler da Universidade de Potsdam (Alemanha) e a Dr. Maria Gabriela Rivas da Universidad Nacional del Litoral (Argentina).

Para caracterizar este sistemas utiliza Cristalografia de Raios-X e BioSAXS. Durante o seu percurso, a adquiriu competências em biologia molecular, métodos cromatográficos para purificação de proteínas e interacção proteína-proteína/ligando. Domina também outras técnicas como Dynamic light scattering (DLS) e Isothermal titration calorimetry (ITC). Publicou vários artigos em jornais internacionais com os diversos resultados obtidos.

Em 2013 frequentou o curso de Desenvolvimento de Competências Académicas da Escola Doutoral da NOVA.