Alunos da NOVA arrecadam 6 prémios na competição Arrica C
Alumni do Creating and Managing Entrepreneurial Ventures e do NOVA Idea Comeptition 2012 vencem 6 prémios no concurso de empreendedorismo da Universidade de Coimbra.
O projeto «CrowdProcess», foi um dos projetos mais premiados na edição deste ano do Arrisca C, ao arrecadar três prémios no total de 15 mil euros. Consiste numa plataforma de computação que pretende aproveitar o poder de processamento desperdiçado durante a navegação na web para criar um supercomputador. Esta equipa é composta por Pedro Fonseca ( FCT), João Pinto Jerónimo ( NOVASBE), João Menano( NOVASBE), Tiago dos Santos Carlos ( ISEGI) e Pedro Afonso( FCT). Para além de terem vencido o 1º lugar do NOVA Idea Competition venceram também o Seedcamp London e estão agora nos escritórios da Google em Londres.

O Prémio Novotecna/FabLab Coimbra foi para a Moving Walls, um sistema de divisão de espaços de uma forma mais eficiente e menos dispendiosa, através de paredes amovíveis que não necessitam de fixação. Esta equipa é composta pelos Alumni do Creating: Tiago Branco e Gonçalo Simões.

Nas Categoria Planos de Negócio a Unda Renewables recebeu uma menção honrosa. Esta equipa composta por Luis Mendes ( FCT), Sérgio Henriques ( FD) e Tiago Moreira ( NOVASBE).
O júri do concurso de ideias promovido pela Universidade de Coimbra atribuiu 27 prémios, nas três categorias do concurso e cinco menções honrosas: ideias de negócio, planos de negócios e provas de conceito (nova categoria na edição deste ano destinada a premiar PME), num montante total superior a 200 mil euros.
Por áreas, o concurso distinguiu sobretudo ideias de negócio de base tecnológica, mas também em setores como a saúde e a gastronomia. Premiou ainda projetos como uma plataforma de venda de obras de realizadores de cinema portugueses, uma tecnologia para avaliar o estado de maturação da fruta ou uma aplicação para localizar os amigos.
Os vencedores do Arrisca C 2012 foram anunciados dia 15, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Coimbra. Na edição deste ano, foram submetidas 156 ideias promovidas por cerca de 400 empreendedores de todo o país. O concurso premeia anualmente ideias e planos de negócio promovidos por estudantes do Superior ou recém-licenciados.
Em cinco edições, já atribuiu cerca de 400 mil euros em prémios, envolveu 1029 empreendedores e mais de 400 projetos premiados. Uma iniciativa promovida pela Universidade de Coimbra, em parceria com os politécnicos de Coimbra, Leiria, Instituto Pedro Nunes, ANJE, Parque Tecnológico de Óbidos, entre outras entidades e empresas.
Vencedores Arrisca C 2012
Categoria Ideias de Negócio
Prémio Critical Software
CrowdProcess
Prémio DC Ventures
CrowdProcess
Prémio Fundação PT
CrowdProcess
Prémio Novotecna/FabLab Coimbra
Moving Walls (ex-aequo)
Categoria Planos de Negócio
Menções honrosas
Unda Renewables
<< voltar atrás