Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Internacional

A NOVA oferece uma gama diversificada de ofertas nas áreas da formação e investigação a estudantes e investigadores interessados em trabalhar nas nossas faculdades e institutos, bem como a todos os que desejam ir estudar para o estrangeiro.


saber mais Internacional

Investigação

Queres fazer parte das equipas de investigação da NOVA?
Tira partido da grande qualidade da nossa investigação e esforça-te por integrar as nossas equipas, cuja excelência de resultados é reconhecida, nacional e internacionalmente.

saber mais Investigação

Empreendedorismo

A NOVA apoia e dinamiza iniciativas de empreendedorismo jovem.
Aqui encontras os meios necessários para estimular a cultura empreendedora, promover o contacto com investidores e ajudar à criação de startups e spin-offs.

saber mais Empreendedorismo

NOVA E-LEARNING

O ensino a distância não substitui o ensino presencial mas dá oportunidades de formação e obtenção de habilitações a todos os que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade. A NOVA dispõe de uma oferta crescente de cursos em múltiplas áreas e especialidades.

saber mais NOVA E-LEARNING

ESCOLA DOUTORAL

A Escola Doutoral da NOVA congrega e dinamiza programas doutorais de faculdades e institutos. A Escola Doutoral garante elevados padrões de qualidade, comuns a todos os programas doutorais.

saber mais ESCOLA DOUTORAL

Nova TV

A NOVA TV é um projeto de televisão on-line que divulga iniciativas, nas áreas do ensino, da investigação e da vida académica contribuindo para um melhor conhecimento da vida na Universidade.

saber mais Nova TV

Investigadores da NOVA distinguidos na edição de 2012 dos Prémios Pfizer

Investigadores da NOVA distinguidos na edição de 2012 dos Prémios Pfizer

José Marcelino, investigador na Unidade de Microbiologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/NOVA integra a equipa responsável pelo trabalho galardoado com Prémio Pfizer de Investigação Clínica. O trabalho, na área da SIDA, está focado nos mecanismos de controlo individual da infeção por HIV-2. Ao contrário do HIV-1, a maioria dos doentes com HIV-2 consegue viver normalmente mesmo sem tratamento. Verificou-se que nos doentes em que a doença progrediu para SIDA, ocorreu diminuição dos anticorpos neutralizantes do vírus e aparecimento de vírus resistentes aos anticorpos que ganharam a capacidade de infetar novas células. Descobriu-se que havia uma zona do invólucro do vírus que era o alvo de ação dos anticorpos neutralizantes e que se alterava com o contacto com esses anticorpos. Este estudo é um contributo importante para o desenvolvimento de uma vacina para o HIV-2 e poderá também vir a ser útil no desenvolvimento de uma vacina para o HIV-1.

O Prémio Pfizer de Investigação Básica distinguiu um trabalho sobre sobre os cílios, estruturas que existem em praticamente todas as células do corpo humano e que são uma espécie de antena e/ou roda, estando envolvidos em sinalização e movimentos celulares. Os cílios móveis, também conhecidos por flagelos, são essenciais para o movimento de células (por exemplo, os espermatozoides). O trabalho caracteriza a formação destes flagelos utilizando como modelo a espermatogénese da mosca da fruta. Descobriu-se que na ausência de uma proteína necessária para a formação do flagelo, este fica imóvel e pode levar à infertilidade. Tiago Bandeiras, investigador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica/NOVA e do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET), integrou a equipa vencedora.

Os Prémios Pfizer são entregues desde 1956 e distinguem os melhores trabalhos de investigação Básica e Clínica em Ciências da Saúde, total ou parcialmente realizados em instituições portuguesas. Cada prémio tem o montante pecuniário de 20.000 euros.

Mais informações aqui.

<< voltar atrás