Universidade Nova de Lisboa

A NOVA nos rankings internacionais

A Universidade NOVA de Lisboa aparece destacada nos principais rankings internacionais.

saber mais A NOVA nos rankings internacionais

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Aqui pode encontrar artigos em revistas internacionais e nacionais, livros e capítulos de livros, publicações pedagógicas, teses de doutoramento e mestrado e outros dados em diversos formatos digitais.

saber mais PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Melhores Caloiros da NOVA

A bolsa «Caloiros da NOVA» pretende reconhecer os melhores alunos do 1.º ano das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade, através da atribuição de uma bolsa de valor igual ao montante da propina.

saber mais Melhores Caloiros da NOVA

Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Internacional

A NOVA oferece uma gama diversificada de ofertas nas áreas da formação e investigação a estudantes e investigadores interessados em trabalhar nas nossas faculdades e institutos, bem como a todos os que desejam ir estudar para o estrangeiro.


saber mais Internacional

Investigação

Queres fazer parte das equipas de investigação da NOVA?
Tira partido da grande qualidade da nossa investigação e esforça-te por integrar as nossas equipas, cuja excelência de resultados é reconhecida, nacional e internacionalmente.

saber mais Investigação

Empreendedorismo

A NOVA apoia e dinamiza iniciativas de empreendedorismo jovem.
Aqui encontras os meios necessários para estimular a cultura empreendedora, promover o contacto com investidores e ajudar à criação de startups e spin-offs.

saber mais Empreendedorismo

NOVA E-LEARNING

O ensino a distância não substitui o ensino presencial mas dá oportunidades de formação e obtenção de habilitações a todos os que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade. A NOVA dispõe de uma oferta crescente de cursos em múltiplas áreas e especialidades.

saber mais NOVA E-LEARNING

ESCOLA DOUTORAL

A NOVA Escola Doutoral oferece cursos transversais que reforçam a formação pessoal e profissional dos doutorandos e orientadores.

saber mais ESCOLA DOUTORAL

Reitor António Rendas celebra dez anos de mandato e lança desafio à comunidade académica da NOVA

Reitor António Rendas celebra dez anos de mandato e lança desafio à comunidade académica da NOVA

No dia 19 de janeiro de 2017, o Professor António Rendas cumpriu dez anos de mandato como Reitor da Universidade Nova de Lisboa.

O Reitor congratulou toda a comunidade académica numa mensagem na qual constatou o progresso feito pela Universidade Nova de Lisboa nos últimos anos destacando “a capacidade de atração de estudantes e docentes nacionais e estrangeiros, a qualidade e o impacto da investigação produzida, a progressiva internacionalização com a presença nos mais prestigiados rankings e em redes globais.” Salientou ainda a recente transformação da NOVA numa universidade fundacional pública com regime de direito privado, na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros, em Dezembro último.

O processo de transição para o modelo fundacional terá início em breve, quando os Estatutos da Fundação Universidade NOVA forem publicados em Diário da República, e terminará com a nomeação dos curadores pelo Governo, sob proposta da instituição. No caso da NOVA, a proposta das personalidades a nomear para o Conselho de Curadores será da responsabilidade do Conselho Geral, a partir de perfis definidos nos Estatutos, o que sucede pela primeira vez nas universidades fundacionais portuguesas. Em simultâneo, serão revistos os Estatutos da Universidade para os adequar ao modelo fundacional e à evolução da NOVA nos últimos dez anos, mantendo-se uma intervenção alargada das Unidades Orgânicas, através do Colégio de Diretores, e uma participação estudantil ativa, através do Conselho de Estudantes.

De acordo com o Reitor, “A transformação fundacional é um meio e não um fim. A NOVA continua a ser uma Universidade pública e deve manter esse rumo, que lhe permitiu desempenhar um papel relevante na sociedade portuguesa, bem como aumentar o seu prestígio a nível internacional.”

Ao fim de dez anos, e perto de terminar o mandato enquanto Reitor, o Professor Rendas lançou a toda a comunidade académica o desafio de pensar o futuro.

Em concreto, convidou todos os interessados a enviarem, até final de Fevereiro, numa folha A4, para o endereço reitor@unl.pt, até dez iniciativas que considerem relevantes para serem concretizadas nos próximos dez anos da NOVA.

24jan2017

<< voltar atrás